ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Nacional 28.09.2021 15H44

Preço das rendas cai em Famalicão e dispara na maioria do país 

Escrito por Redação
No segundo trimestre de 2021, a renda mediana dos novos contratos de arrendamento em Portugal fixou-se em 6,03 euros por metro quadrado, mais 11,5% do que no ano passado.  

Vila Nova de Famalicão foi um dos sete municípios com mais de 100 mil habitantes onde, no segundo trimestre de 2021, as rendas caíram. Juntam-se Porto, Lisboa, Loures, Oeiras, Vila Franca de Xira e Leiria.


Os dados foram divulgados, esta terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que dá conta de que, no segundo trimestre de 2021, a renda mediana dos novos contratos de arrendamento em Portugal fixou-se em 6,03 euros por metro quadrado. Este valor corresponde a um aumento de 11,5% em relação ao segundo trimestre de 2020, uma taxa de variação que é mais do dobro daquela que tinha sido registada no primeiro trimestre deste ano, de 5,3%.


A tendência de crescimento das rendas foi transversal à maioria do país, verificando-se em 20 das 25 sub-regiões analisadas pelo INE. Aqui, destacam-se as sub-regiões do Oeste, onde as rendas aumentaram mais de 12%, de Aveiro, com uma subida de 11,9%, da Madeira, onde houve um crescimento de 11,3% e a Área Metropolitana do Porto, que regista uma subida de 10,2%. Já os Açores apresentam a maior queda das rendas, de 6,5%.

A exceção a este comportamento são as grandes cidades, onde o ritmo de crescimento foi menos acelerado. No segundo trimestre, houve mesmo sete municípios com mais de 100 mil habitantes onde as rendas caíram: Porto, Lisboa, Loures, Oeiras, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Famalicão e Leiria.


Apesar da queda, que é já a segunda consecutiva, Lisboa mantém-se como a cidade com as rendas mais caras do país. No segundo trimestre, o valor mediano das rendas nos novos contratos celebrados em Lisboa fixou-se em 11 euros por metro quadrado, o que corresponde a uma queda de 3,2% face a igual período do ano passado. Mesmo assim, este valor é mais de 80% superior à mediana nacional.

Já no caso do município do Porto, a renda mediana caiu 0,2% no segundo trimestre, para 8,77 euros por metro quadrado.


c/ Negócios

Deixa-nos uma mensagem