ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Nacional 28.09.2020 16H59

Portugueses podem receber parte do IVA gasto no turismo e restauração

Escrito por Pedro Magalhães
António Costa referiu esta tarde que a devolução do IVA será uma proposta incluída no próximo Orçamento do Estado
António Costa na Cimeira do Turismo

false / 0:00

Os portugueses vão poder receber parte do IVA gasto em compras nos sectores da restauração e no turismo. O anúncio foi feito esta tarde pelo primeiro-ministro em Lisboa na sessão de abertura da cimeira do turismo organizada pela Confederação do Turismo de Portugal.


Sem revelar muitos detalhes, António Costa referiu que a devolução do IVA será uma proposta incluída no próximo Orçamento do Estado, assumindo que o "programa de apoio à procura" vai permitir "recuperar parte do IVA pago nos serviços do turismo e restauração em novas compras".


O primeiro-ministro afirmou ainda  que haverá uma afinação do modelo que substituiu o layoff simplificado para apoiar os sectores mais afectados pela pandemia do covid-19 uma vez que, disse, áreas como o turismo não tiveram a evolução que se esperava quando as medidas do programa de estabilização. 



Programa Revive Natureza é reforçado; Novo aeroporto não pode atrasar

Na mesma sessão, o primeiro-ministro revelou também que o Governo vai abrir, até ao final do ano, 19 concursos no âmbito do programa Revive Natureza, programa que o tem o objectivo de valorizar imóveis públicos para fins turísticos em locais descentrados.


António Costa aproveitou ainda para reforçar o arranque do projecto do novo aeroporto do Montijo. "Temos continuado a trabalhar quer com o município da Moita quer com a ANA para que nada justifique atrasos na execução daquilo que é o projecto possível e necessário para termos um novo aeroporto na região de Lisboa", avaliou.

Deixa-nos uma mensagem