ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Academia 28.09.2020 18H00

"Cada vez mais é importante falar português, pela sua importância no contexto mundial"

Escrito por Liliana Oliveira
Curso de Português Língua Estrangeira, dinamizado pelo BabeliUM, conta com mais de uma centena de inscritos. 

Reiner Strupowski é um médico alemão, que pretende mudar-se para Portugal. Yulianti Yudo é da Indonésia e estuda Lexicografia, na UMinho. Estes são dois dos novos alunos dos cerca de 100 que este ano integram o curso Português Língua Estrangeira, promovido pelo BabeliUM- Centro de Línguas da Universidade do Minho. Podia ser o dia zero na aprendizagem de um novo idioma, mas ambos já são capazes de manter um diálogo simples. 

Ainda assim, querem aperfeiçoar a Língua Portuguesa. 


"Quero viver em Portugal. Na Alemanha, sou médico reformado, mas quero trabalhar um pouco mais em Portugal. Tenho que fazer uma prova na Ordem dos Médicos e quero ir com o português aperfeiçado", explicou Reiner. "O sol, o povo, a história, a natureza e o vinho verde" conquistaram o coração deste alemão, que trocou a terra Natal pela Póvoa de Lanhoso, onde já tem uma casa. Aprender português não é tarefa fácil, devido "à entoação, à rapidez e à pronúncia", mas Reiner Strupowski é uma apaixonado por línguas, e já domina inglês e francês. 


Yulianti Yudo quis aprender mais sobre a língua de Camões devido ao curso que está a tirar na UMinho. "Como falo espanhol e é parecido, o português é difícil, mas já não tanto", disse a jovem estudante.


No curso vão aprender a ler e a escrever, mas não só. Fruto da pandemia, à 28.ª edição, o curso dividi-se entre o presencial e o online.  "Aborda as competências estruturais, como a gramática e o léxico, mas também a audição e a conversação, a leitura e a escrita", explicou a coordenadora, Micaela Ramon. No curso, aborda-se ainda "a cultura portuguesa e as restantes culturas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa". O curso vai do nível mais elementar, A1, ao mais avançado, C2.



Idiomas mais procurados "são os mais falados na Europa"



Jaime Costa, director do BabeliUM, revela que o interesse pela Língua Portuguesa chega, sobretudo, da China. "Portugal foi um dos primeiros a chegar ao Oriente e um dos últimos a sair, como potência colonizadora, e há interesse pela cultura portuguesa", revelou, acrescentando que "a maioria dos estudantes do curso são de origem chinesa". 


Mas não só. O interesse em aprender português chega também da Alemanha, Indonésia, Costa do Marfim, Moçambique ou Cabo Verde. Embora, alguns deles sejam países onde se fala o português, este não é o primeiro idioma que falam. "O curso perspectiva o português como língua não metrna, ou como língua segunda, como é o caso de pessoas de África, Timor ou Macau. Estes cursos são importantes para desenvolverem competências em Língua Portuguesa", explicou Micaela Ramon. 


Para Jaime Costa, "cada vez mais é importante falar português, porque se tem revelado uma língua importante no contexto mundial, uma língua para os negócios, da cultura europeia, muito importante no contexto asiático". 


A sessão de abertura do curso de Português Língua Estrangeira decorreu esta segunda-feira, no campus de Gualtar da UMinho. Além do ensino de Português, o BabeliUM promove este semestre cursos de 11 línguas estrangeiras, como japonês, coreano, árabe, russo, turco, persa,  galego, ou italiano. 

Os idiomas mais procurados "são os mais falados na Europa, inglês, espanhol, francês e alemão, que variam com a procura que o mercado de trabalho exige". Recentemente, divulgou o director, o Babelium foi procurado por uma empresa de construcção civil, "que tem negócio na Polónia e queria que os colaboradores aprendessem polaco". 

"Nos últimos dois anos, tem havido uma procura elevada de alemão. O espanhol já foi muito procurado há algum tempo atrás e o francês é procurado como uma língua de cultura", finalizou. 

Deixa-nos uma mensagem