ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Nacional 12.08.2022 14H04

PM diz que deve ser estudado fogo na Serra da Estrela após terminar 

Escrito por Redação
António Costa defendeu que, quando incêndio da serra da Estrela terminar, deve ser estudado o que poderia ter sido eventualmente feito para evitar que o fogo ganhasse a escala que acabou por adquirir. 

O primeiro-ministro defendeu esta sexta-feira que, quando o incêndio da serra da Estrela terminar, deve ser estudado “em pormenor” o que poderia ter sido eventualmente feito para evitar que o fogo ganhasse a escala que acabou por adquirir.


“Quando ele terminar, poderemos estudar, e merece ser estudado em pormenor, o que é que foi acontecendo ao longo da 'fita' do tempo e que podia ter acontecido de uma forma diferente, ou não, para evitar que o incêndio ganhasse esta escala”, declarou António Costa aos jornalistas.


Questionado sobre o motivo pelo qual não estão a ser usados mais meios aéreos provenientes do mecanismo europeu, Costa respondeu que “os países estão hoje com menor disponibilidade de partilha de meios”, dado que os incêndios decorrem até em territórios onde eram raros, como na Alemanha, e não há meios europeus próprios, estando a decorrer uma compra conjunta de Canadair.


À margem de uma visita a uma creche na Amadora (Lisboa), o líder do Governo salientou que têm existido “várias dezenas de fogos por dia” e, “felizmente, o sistema tem respondido na generalidade dos casos”, considerando que o caso da Serra da Estrela é “particularmente dramático”, durando há já uma semana.



c/LUSA

Deixa-nos uma mensagem