ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redacção

Nacional 19.01.2021 15H58

Novas medidas em vigor às 00h00 desta quarta-feira. Testes rápidos arrancam nas escolas 

Escrito por Redacção
O primeiro-ministro afirma que, caso seja necessário devido à circulação da nova variante do vírus, é provável que os estabelecimentos de ensino encerrem.  

Os testes rápidos de deteção de Covid-19 começam na quarta-feira a ser aplicados nas escolas com ensino secundário dos concelhos em risco de contágio extremamente elevado, anunciou esta tarde o Governo. "Amanhã vamos iniciar uma campanha de testes rápidos em todas as escolas para reforçar a segurança nas escolas", adianta António Costa.


A campanha vai decorrer em estabelecimentos públicos e privados, através de testes de antigénio (Trag), de acordo com uma nota conjunta dos ministérios da Saúde e da Educação.


"Em caso de identificação de surtos ativos será intensificada a testagem, envolvendo e priorizando toda a comunidade escolar dos estabelecimentos de ensino afetados, independentemente do grau de ensino a que pertença", precisaram as tutelas.


Com estes testes, pretende-se "aumentar a rapidez da deteção e rastreamento de eventuais casos de SARS-CoV-2", em alunos, pessoal docente e não docente.


A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), em colaboração com as respetivas estruturas regionais e com as administrações regionais de saúde, elaboraram um modelo de consentimento informado para os encarregados de educação, juntamente com informação sobre a importância da deteção atempada do vírus.


António Costa indica também que o decreto-lei com as novas medidas apresentadas na segunda-feira entra em vigor às 00h00 desta quarta-feira.


TSF / LUSA

Deixa-nos uma mensagem