ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Elsa Moura

Cultura 07.10.2021 17H19

Nobel da Literatura 2021. "Mais um prémio do politicamente correto"

Escrito por Elsa Moura
A análise de António Ferreira, autor do programa Livros com RUM, ao prémio nobel da literatura 2021, Abdulrazac Gurnah. Abdulrazak Gurnah publicou 10 romances e vários contos, desde 1968.
António Ferreira e o Nobel da Literatura 2021

false / 0:00

Abdulrazac Gurnah venceu esta quinta-feira o prémio Nobel da Literatura 2021. O nome foi conhecido ao início da tarde. O escritor tanzaniano vive no Reino Unido e escreve em inglês. O comentador da RUM, António Ferreira fala num “excelente ensaísta” e destaca, entre as suas obras, o livro ‘Junto ao mar’, o único do premiado lançado em Portugal, e que foi finalista do Booker Prize. 


“Grande parte dos livros dele é sobre a libertação, a memória, das lutas do reconhecimento do homem e da mulher africanos e ele é muito valorizado por esse trabalho”, começa por referir. António Ferreira afirma que “vale a pena ler” a única obra lançada em Portugal já que envolve “aquilo que os portugueses fizeram na zona do Índico”. “Ele aborda neste livro o papel dos portugueses e aquilo que foram os descendentes dos indianos nesta região em particular da Tanzânia. Em Portugal há um grande desconhecimento disso”, nota.


Ainda sobre a edição do livro pela antiga Difel, António Ferreira acredita que a maneira de explorar dos portugueses no Índico terá sido uma das principais razões para o seu lançamento no nosso país.


Uma vez mais, António Ferreira não esconde alguma desilusão com a Academia sueca referindo que se trata de mais um prémio do “politicamente correto e da moda”.

“Nos últimos anos, talvez o grande escritor, independentemente das questões polémicas, é Peter Handke (Áustria), em 2019. O comité está a ir atrás de questões do tempo e do momento. Mas, talvez valha a pena ler e conhecer”, sugere.


Gurnah nasceu em 1948 e cresceu na ilha de Zanzibar, chegando a Inglaterra na década de 1960 como refugiado. O romancista começou a escrever aos 21 anos de idade e publicou dez livros e diversos contos ao longo da carreira. A temática de refugiados é a base de todo o seu trabalho.


O romancista é conhecido sobretudo pelo livro "Paradise", de 1984, que se passa no leste da África durante a Primeira Guerra Mundial. 


A sua obra mais recente, "Afterlives", foi lançada em 2020, e conta a história de Hamza, um jovem que é forçado a ir para a guerra ao lado dos alemães e que se torna dependente de um oficial que o explora sexualmente.

Deixa-nos uma mensagem