ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista / RUM
Vanessa Batista

Academia 14.10.2021 21H00

Museo 2.0. A plataforma que quer voltar a fazer mexer a cultura portuguesa

Escrito por Vanessa Batista
Software foi desenvolvido pela Keep Solutions, spin-off da Universidade do Minho. Trabalho está em destaque na edição desta semana do UMinho I&D.

A Keep Solutions, spin-off que nasceu no seio da Universidade do Minho em 2008, criou um software que promete ajudar o setor da cultura a recuperar do abalo provocado pela pandemia de covid-19.


Apelidada de Museo 2.0, esta é uma plataforma que permite, à distância de poucos cliques, a inventariação, gestão e comunicação das instituições que detêm património cultural material, imaterial, documental e multimédia. A plataforma é acessível por computador, smartphone ou tablet e incorpora conteúdos em formato vídeo, áudio e objetos 3D.


Hélder Silva, diretor de infraestruturas e responsável pelo desenvolvimento deste produto, explica ao UMinho I&D que este software tem como meta "levar cultura às pessoas". Desta forma, saem beneficiadas não só as instituições como os profissionais da gestão do mesmo que vêm os processos de registo da informação e gestão do património simplificados. A comunidade também ganha com esta evolução, visto que consegue divulgar e consultar, a título de exemplo, roteiros que mais tarde pode explorar.


Neste momento, o software já está a ser utilizado pelo projeto "Audire" da UMinho como repositório, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, pelos museus do Município de Beja e pelas Águas do Douro e Paiva. Recorde-se que o Museo 2.0 é uma segunda versão de um software criado em 2014. Os clientes da versão anterior, como o Museu da Presidência da República e os museus dos municípios de Ponte de Lima e de Chaves, vão beneficiar de um upgrade.


A responsável frisa, em declarações à RUM, que a ideia "não é substituir" a experiência nos museus, mas sim, convidar as pessoas a usufruir da experiência do património português ao vivo.


A Keep Solutions foi criada por um docente e ex-alunos de Informática e Ciências de Computação da Universidade do Minho com o intuito de desenvolver soluções para a gestão e preservação de informação. O seu software de arquivo Archeevo foi considerado pela Comissão Europeia como o melhor existente no mercado. Está sediada nas imediações do campus de Gualtar, em Braga. 

Deixa-nos uma mensagem