ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Rita da Costa Carvalho
Liliana Oliveira

Regional 28.09.2021 12H51

Misericórdia de Braga avança com a requalificação do antigo Hospital de S. Marcos em 2022

Escrito por Liliana Oliveira
Orçada em 10 milhões de euros, a requalificação deverá avançar em meados de 2022. Edifício passará a acolher algumas valências da Santa Casa e uma unidade de cuidados continuados.
Provedor Bernardo Reis sobre a requalificação do antigo Hospital de São Marcos

false / 0:00

A Santa Casa da Misericórdia de Braga vai avançar com a requalificação do "edifício de oito andares, onde estava o internamento do antigo Hospital de São Marcos". A informação foi avançada, esta terça-feira, pelo provedor, à margem da apresentação do Congresso "Repensar e Revitalizar o Envelhecimento". 


Segundo Bernardo Reis, o projeto já seguiu para a Câmara de Braga e a Santa Casa vai, agora, concorrer a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência. O objetivo desta intervenção, orçada em mais de 10 milhões de euros, é "melhorar as condições do Lar de Nossa Senhora da Misericórdia e do Lar D. Diogo de Sousa, que vão ficar instalados neste edifício". Além disso, as instalações passarão a acoolher alguns dos serviços da Santa Casa, como "o centro de dia, o apoio domiciliário e a assistência médica e de enfermagem a pessoas que estejam em casa".


No entanto, um dos passos mais importantes desta requalificação está ligado à instalação de uma unidade de cuidados continuados, uma vez que "há um défice destes cuidados". A este propósito, Bernardo Reis lamentou a verba atribuída pelo Estado para este tipo de unidades, que "é muito abaixo do que realmente custa" a manutenção dos cuidados continuados. "Vamos avançar, porque acho fundamental aqui na cidade de Braga", reforçou. 


O provedor aponta para uma unidade de cuidados continuados de "média e longa duração". "Uma hipótese poderá ser, posteriormente, a instalação de uma unidade de cuidados paliativos". 

A obra deverá arrancar no "segundo trimestre de 2022".

Deixa-nos uma mensagem