ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Regional 14.10.2021 16H36

Mário Passos assume 12 pelouros e aposta em novas áreas 

Escrito por Liliana Oliveira
Presidente da Câmara de Famalicão apresenta novos pelouros ligados à Inteligência Urbana, Modernização Administrativa e Transição Digital e Interculturalidade e Integração.

Mário Passos assume 12 dos 38 pelouros, que dividiu pela equipa de sete veradores. Com três caras novas, Pedro Oliveira, Hélder Pereira e Luísa Azevedo, o novo presidente da Câmara de Famalicão dividiu os pelouros de acordo com "a experiência e formação" de cada um e há novas áreas que se impõe e que vão ao encontro do "programa eleitoral apresentado, que tem capacidade para enfrentar novos desafios, na área do ambiente, da mobilidade, da saúde, transição energética e digital".


Em conferência de imprensa, esta quinta-feira, o autarca destacou os novos pelouros, desde logo o que foi entregue a Sofia Fernandes, o da Interculturalidade e Integração, para que Famalicão se "prepare para receber imigrantes", mas também o da Inteligência Urbana, Modernização Administrativa e Transição Digital.


"Deixa de ser Saúde Pública e passa a ser apenas Saúde, uma área mais abrangente, à espera das novas competências que aí vêm, já preparamos os pelouros para quando recebermos essas competências estarmos preparados", justificou. O Pelouro dos Seniores, assumido por Paulo Cunha, há quatro anos, deixa de existir, porque, de acordo com Mário Passos, "os idosos são incluídos em várias áreas".


Mário Passos mantém a pasta das Freguesias, que assumiu enquanto vereador, e as Obras Municipais, Recursos Humanos, Contratação Pública e Planeamento Estratégico, que o antecessor, Paulo Cunha, também assumiu, enquanto presidente, desde 2017. Mas há novidades na presidência. A partir de agora, Passos será responsável pelo Planeamento e Gestão Urbanística, Habitação, Solidariedade Social, Governação Municipal e Inteligência Urbana, Transição Energética e Gestão Financeira. 


O vice-presidente, Ricardo Mendes, passa a ter apenas quatro pelouros: Assuntos Jurídicos e Contencioso, Proteção Civil, Mercados e Feiras e Segurança, perdendo as pastas do Património e da Defesa do Consumidor. 


Sofia Fernandes mantém a Saúde, a Família, a Igualdade e a Mobilidade e Transportes. Sem a Juventude e o Voluntariado, que passam para a nova vereadora Luísa Azevedo, a vereadora assume, então, a Interculturalidade e Integração, Segurança Rodoviária e Ocupação do Espaço Público. 


Augusto Lima assume mais um pelouro, mantendo a Economia, Empreendedorismo e Inovação, as Relações Internacionais e o Desenvolvimento Integral. O vereador assume a importante pasta da Educação e Ciência, assim como a Manutenção de Espaço e Equipamentos Públicos. 


Luísa Azevedo herda a pasta do Turismo, até aqui sob alçada de Augusto Lima, e, tal como referido, a Juventude e o Voluntariado. 


O desporto e o Associativismo, geridos até aqui por Mário Passos, ficam agora com Pedro Oliveira, que assume ainda a Cultura. 


Hélder Pereira assume o Ambiente, Defesa do Consumidor, Gestão Cemiterial e o Bem Estar Animal.


Deixa-nos uma mensagem