ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Cultura 06.01.2021 15H27

Luís Magalhães e Alissa Margulis revisitam Beethoven durante três dias no Theatro Circo

Escrito por Pedro Magalhães
Pianista e violinista vão interpretar as sonatas completas do compositor alemão.
Pianista Luís Magalhães em declarações à RUM

false / 0:00

O pianista Luís Magalhães e a violinista Alissa Margulis vão interpretar, entre quinta-feira e sábado, dias 7 e 9 de janeiro, as sonatas completas de Ludwig van Beethoven, no âmbito da celebração dos 250 anos desde o nascimento do compositor alemão.


O espetáculo estava previsto acontecer em 2020, ano em que efetivamente se assinalou os dois séculos e meio do nascimento de Beethoven, mas a pandemia da Covid-19 intrometeu-se nos planos, adiando os concertos para o início deste ano.


À RUM, o pianista Luís Magalhães diz que o propósito do concerto mantém-se e fazer "as dez sonatas de violino e piano de Beethoven é um projeto aliciante". O pianista, que atualmente vive na África do Sul, junta-se à alemã Alissa Margulis para este espetáculo mas a colaboração entre os dois músicos já existe há três anos, com a apresentação de recitais pela Europa.


"A partir daí, houve a vontade de fazer mais projetos e encontrar outro repertório para desenvolver a coloboração", diz, acrescentando que o espetáculo celebrativo de Beethoven "é o culminar de anos de trabalho conjunto".


Assinalando que interpretar as sonatas "não se faz em poucos meses", Luís Magalhães destaca que revisitar a obra de Beethoven era um objectivo, apontando o compositor alemão como "um farol dentro da criação artística, na transição entre o classicismo e o romantismo" sendo "vital para essa transformação estética".


No Theatro Circo, o pianista antecipa "uma viagem no tempo da vida de Beethoven", através da compreensão do "desenvolvimento da linguagem do compositor, desde a sua juventude até próximo da morte", ressalvando que o público alvo do concerto "não é só o erudito, que ouve música clássica".


Na quinta e sexta-feira, os espetáculos de Luís Magalhães e Alissa Margulis têm início às 19h00, sendo que no sábado, devido à renovação do estado de emergência, o concerto começa às 11h00. Os ingressos custam 12 euros e podem ser adquiridos aqui.


*A RUM escreve de acordo com o novo acordo ortográfico desde 1 de janeiro de 2021

Deixa-nos uma mensagem