ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista / RUM
Vanessa Batista

Academia 01.12.2021 13H48

Lista D quer aumentar a participação dos estudantes na RGA

Escrito por Vanessa Batista
Jacinta Sampaio é estudante do terceiro ano de Ciência Política. Eleições para os órgãos sociais da Associação Académica da Universidade do Minho estão agendadas para 7 de dezembro.
O apelo ao voto da candidata da lista D à Reunião Geral de Alunos (RGA), Jacinta Sampaio.

false / 0:00

Jacinta Sampaio, candidata da lista D, quer aumentar a participação dos estudantes na Reunião Geral de Alunos (RGA). O caminho para chegar a esse objetivo passará por uma maior mobilização dos órgãos da Associação Académica da Universidade do Minho, assim como um contacto mais direto com a comunidade estudantil.


A candidata que encabeça a lista, que tem como lema "Determina o teu futuro", defende, em entrevista à RUM, que o trabalho até aqui feito, pela atual presidência da RGA , foi bem feito, resultado disso é o crescimento da adesão. "O nosso papel passa por incentivar e tentar, ao máximo, prender esta adesão". Ora, essa meta poderá ser atingida quer através das redes sociais quer por um contacto pessoa a pessoa.


A também presidente do Núcleo de Estudantes de Ciência Política alerta para o facto de muitos alunos não se sentirem confortáveis em apresentar as suas preocupações para discussão nas reuniões, ora esse marasmo e receios deve ser combatido por "todas as listas", visto que "não há uma elite associativa ou estudantil" na UMinho. Para Jacinta Sampaio os núcleos, associações e empresas juvenis devem ser parte ativa na mobilização dos estudantes para, pelo menos, comparecerem durante 30 minutos nas reuniões.


Quando questionada sobre a possibilidade da plataforma E-votUM ser ou não uma mais valia para diminuir a abstenção, Jacinta Sampaio refere existirem pontos favoráveis e desfavoráveis á sua utilização, muito debatida na RGA de 17 de novembro.


"Não há propriamente uma ferramenta para diminuir de forma acérrima a abstenção. O que nós podemos fazer é apelar a que os estudantes sejam participativos, dinâmicos e ativos". "Este elefante na sala", descreve a candidata, não pode ser ignorado, porém diz perceber as reservas enumeradas por alunos estudantes na RGA devido ao uso desta plataforma, na medida em que "haver eleições e não nos deslocarmos a uma urna é estranho".


A taxa de abstenção na eleição dos órgãos sociais da AAUMinho em 202 foi de 78,2%., sendo que em 2019 cifrou-se nos 84%.

Deixa-nos uma mensagem