ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista / RUM
Vanessa Batista

Academia 01.12.2021 13H48

Lista B quer dar voz aos estudantes de todas as escolas da UMinho na RGA

Escrito por Vanessa Batista
David Ribeiro é estudante de Engenharia e Gestão Industrial. Eleições para os órgãos sociais da Associação Académica da Universidade do Minho estão agendadas para 7 de dezembro.
O apelo ao voto do candidato da lista B à Reunião Geral de Alunos, David Ribeiro.

false / 0:00

David Ribeiro, candidato pela lista B, quer dar voz aos estudantes de todas as escolas da Universidade do Minho na Reunião Geral de Alunos. Para alcançar este objetivo, a lista com o slogan "Baseado na Vossa Voz" pretende trabalhar para otimizar e popularizar o órgão que muitos desconhecem, sendo também premente uma maior aproximação, auscultação e clarificação das suas competências.


Em entrevista à RUM, o cabeça de lista alerta para o facto de muitos dos estudantes que participam nas reuniões pertencerem ou à atual direção ou à posição, logo "os estudantes não estão a aderir em massa" e, deste modo a AAUMinho não consegue evoluir.


Na ótica de David Ribeiro, "como mesa não temos de dar opinião sobre os assuntos. O nosso objetivo é estimular a diversidade de opiniões".


Para além da aproximação, a candidatura conta com outras bandeiras, são elas universalidade, transparência e valorização.


"Nós queremos tornar mais explicita a comunicação da RGA", avança o estudante. O passa a palavra assim como a comunicação digital serão essenciais neste processo. Durante a campanha, assim como durante o mandato, caso sejam eleitos, a equipa, composta por estudantes de seis cursos, sendo quatro presidentes de associações, irá privilegiar a auscultação da comunidade estudantil. 

"O nosso objetivo não é ter só uma campanha forte, mas é termos um mandato forte", assegura. A estratégia final não está concluída, porém deverá resultar na criação de uma newsletter, uma vez que os e-mails internos são pouco utilizados, e uma maior dinamização nas redes sociais.


Quanto à abstenção, acredita que a utilização da plataforma E-votUM, pelo segundo ano consecutivo, poderá voltar a contribuir para a diminuição da taxa de abstenção que em 2020 cifrou-se nos 78,2%.

Deixa-nos uma mensagem