ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Internacional 09.04.2021 07H46

Juíz manda Senado investigar gestão de Governo brasileiro na pandemia

Escrito por Redação
O objetivo passa por esclarecer supostas omissões do Governo, presidido por Jair Bolsonaro, na gestão da pandemia.

Um juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro determinou na quinta-feira que o Senado instale uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para esclarecer supostas omissões do Governo, presidido por Jair Bolsonaro, na gestão da pandemia.


O magistrado Luís Roberto Barroso, autor da decisão, aceitou um recurso apresentado por um grupo de senadores, que, desde o início de fevereiro, pedia a criação de uma CPI para investigar as ações do Executivo na gestão da crise de saúde provocada pela covid-19.


Desde então, o presidente da Câmara Alta, Rodrigo Pacheco, aliado do Bolsonaro, referiu a possibilidade de instalar a comissão, mas sempre considerou que não era o momento certo.


Após conhecer a decisão do STF, Pacheco reforçou esse argumento, embora tenha sublinhado aos jornalistas que acatará a decisão, na sua opinião "equivocada", informando que a comissão começará a funcionar a partir da "próxima semana".

"Neste momento, em que a gravidade da pandemia exige união", a comissão "parece-me um ponto fora da curva. Como é que se pretende apurar o passado se não conseguimos definir o presente e o futuro com ações concretas?", questionou Pacheco.


O Brasil enfrenta atualmente a pior fase da pandemia, com sucessivos recordes de infeções e óbitos associados à covid-19, que já deixa mais de 345 mil mortes no país e cerca de 13,3 milhões de infetados em pouco mais de um ano.


Lusa

Deixa-nos uma mensagem