ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Academia 07.04.2021 11H36

Jornadas de Engenharia Têxtil debatem  inovação e sustentabilidade do setor

Escrito por Liliana Oliveira
Iniciativa arrancou esta quarta-feira de manhã e prolonga-se até amanhã. 
Beatriz Pinto, Pedro Arezes, Maria José Abreu e Rui Oliveira sobre as Jornadas de Engenharia Têxtil

false / 0:00

Dezoito anos depois, o curso de Engenharia Têxtil da UMinho volta a organizar umas jornadas, agora já como Mestrado Integrado. A iniciativa arrancou esta quarta-feira e prolonga-se até amanhã. A Covid-19 adiou o evento, que estava pensado para 2020, e levou-o para o online. 


Na sessão de abertura, a presidente o Núcleo de Estudantes, Beatriz Pinto, explicou que as jornadas "têm como foco o estudo da sustentabilidade e inovação na indústria".  "O objetivo é fomentar a interação entre estudantes e setor industrial, para que conheçam os desafios do setor e as estratégias que estão a ser implementadas para garantir a competitividade no futuro", acrescentou. 


O presidente da Escola de Engenharia elogiou o facto do Núcleo de Estudantes ter optado por temas como "inovação como motor das empresas, mas também a sustentabilidade, em que a Engenharia Têxtil tem um papel relevante". "Apraz-me registar o facto de abordarem o associativismo, e pormos o nosso melhor ao serviço da sociedade, e explorar outras competências, como liderança e gestão de equipas", afirmou ainda Pedro Arezes.


A diretora do curso de Engenharia Têxtil, Maria José Abreu, manifesta o desejo de que as jornadas sejam para continuar. A docente participou nas últimas, que foram organizadas em abril de 2002, e sugere que o evento possa agora ser "anual ou bienal". "É um programa bastante aliciante, a parte da troca de experiência é sempre muito importante, haver uma conversa de engenheiro para engenheiro, e também achei interessante as sessões noturnas", acrescentou. 


O presidente da AAUMinho destacou, na sua intervenção, "a importância de explorar a reformulação da licenciatura e mestrado com os alunos, para que estes possam participar, neste que é um momento desafiante ao nível da inovação e se encontrem novos métodos de ensino, para que no futuro sejamos mais capazes e com melhores ofertas". 


Rui Oliveira destacou ainda a programação diversificada que foi pensada para estas jornadas, que envolve "áreas muito ligadas ao curso, que permitem explorar as escolhas profissionais, mas também procurar outras ferramentas, nomeadamente para a transição para o mercado de trabalho".


As Jornadas de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho decorrem hoje e amanhã e podem ser acompanhadas na página do Facebook do Núcleo de Estudantes de Engenharia Textil da UMinho. Durante os dois dias, o programa conta com a participação de 40 oradores, que vão analisar os principais avanços e desafios na área.



Programa inclui mais de 40 oradores


Às 14h00 realiza-se o painel “Empresas com fibra”, com representantes da Somelos e MundoTêxtil e o professor Miguel Carvalho. Às 16h00, uma mesa redonda junta experiências de jovens engenheiros, como a diretora-geral da Chemitex, Elda Lisboa, o gestor de processos da São Roque, Pedro Gomes, o técnico laboratorial da EEUM, Joaquim Jorge, o codiretor de tecelagem na Lantal, Luís Silva, e a criadora da Offtrendy e Companhia das Marias, Joana Beltrão. Uma hora depois inicia uma tertúlia sobre associativismo, com responsáveis da Young Minho Enterprise, EPIC Júnior, Hertech e Society Loving the Planet Minho. Após o jantar, prevê-se uma sessão de motivação com o life coach Abel Pereira.


O tema da fast fashion abre o programa de quinta-feira, às 9h30, com a fundadora da Embrace Inc, Cândida Pinto, e a designer de interiores e produto Patrícia Azambuja. De seguida decorre uma palestra do administrador da Tintex, Pedro Silva, e o debate “Motores da inovação”, com membros do CITEVE, Inovafil e Adalberto. A tarde arranca às 14h00, com um workshop para melhorar o currículo online, a cargo dos formadores André Ribeiro e Diogo Castro, da Seekers. Mais tarde debate-se sobre têxteis no automóvel, com a diretora de produto e I&D da Continental, Carla Pires, e o diretor de desenvolvimento do Grupo Copo, Jorge Gonçalo.


Às 17h00 é a vez do painel “I&D universidade-empresa”, com o diretor-geral da TecMinho, Filipe Soutinho, e a gestora do programa europeu de aceleração HealthtechTAB, Lisete Neves. O encerramento oficial está previsto para as 18h15, com a provedora do Estudante da UMinho, Rosa Vasconcelos. Pelas 21h15, sugere-se ainda um quizz e com prémios. As Jornadas têm o tema “Têxtil 360” e são organizadas pelo NEETEXUM.

Deixa-nos uma mensagem