ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 12.08.2020 13H46

INL coordena projecto de 7ME para diagnóstico da Covid-19

Escrito por Vanessa Batista
Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia vai receber 7 milhões de euros da Comissão Europeia para o projecto "Inno4covid-19 Boosting Innovation for Covid-19 Diagnostic".
Declarações de Jorge Fiens, director de comunicação do INL.

false / 0:00

O INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia - foi um dos seleccionados pela Comissão Europeia para coordenar um projecto de investigação, que visa encontrar soluções tecnológicas e digitais para detetar, supervisionar e dar assistência aos pacientes infectados pelo novo coronavírus.


O denominado "Inno4Covid-19 Boosting Innovation for Covid-19 Diagnostic", conta com um orçamento de 7 milhões de euros para os próximos dois anos. O INL é o coordenador da plataforma que integra 11 parceiros de Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Irlanda e Itália. A iniciativa tem início em Outubro.


À RUM, Jorge Fiens, director de comunicação do INL, refere que vão ser lançadas "de imediato três calls" para que instituições de ensino superior, empresas, centros de investigação, laboratórios, entre outros possam submeter os seus projectos de investigação. O responsável sublinha que as investigações devem estar já "numa fase elevada muito perto de poderem ser disponibilizadas no mercado".


As candidaturas seleccionadas vão receber, um total, de 60 mil euros para trabalhar nos seus protótipos. Os projectos podem passar por aplicações, testes para a Covid-19 ou terapias inovadoras. Os responsáveis têm um ano para concretizar os trabalhos.


Actualmente, o INL tem oito projectos de investigação direccionados para a área de diagnóstico do novo coronavírus. "Muitos deles (projectos) já estavam bastante avançados, por exemplo na área do cancro", explica Jorge Fiens, que acrescenta que as investigações foram adaptadas para dar respostas ao vírus SARS-COV-2.


"Os testes estão a decorrer, neste momento. Esperamos brevemente ter resultados que permitam demonstrar que as soluções encontradas pelo INL para diagnóstico são rápidas, seguras e eficientes", declara. 

Deixa-nos uma mensagem