ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: FreePass Guimarães
Tiago Barquinha

Cultura 08.10.2021 14H37

(In)Comum, um jogo para artistas e espetadores, estreia no Centro Cultural Vila Flor

Escrito por Tiago Barquinha
Cinco personagens do Gangue de Guimarães desafiam o público a ser parte integrante e ativa da iniciativa.
A encenadora e diretora artística Manuela Ferreira em entrevista à RUM.

false / 0:00

Não é uma peça, não é um espetáculo, nem sequer uma performance. Pelo menos, isso não acontece de forma isolada e tradicional. ‘(In)Comum’, que estreia este sábado, em dose dupla, às 15h e às 17h, no Centro Cultural Vila Flor, apresenta-se como um jogo para artistas e espetadores.


Cinco personagens do Gangue de Guimarães desafiam o público a entrar nessa dinâmica, que vai funcionar no foyer do grande auditório. A participação por parte dos espetadores, explica a encenadora Manuela Ferreira, “depende da vontade de cada um”, já que “não está nada predefinido”.


“É como num jogo, em que há um conjunto de regras. Faço escolhas, decido ir ou não a jogo e até posso desistir. Embora haja regras, elas podem ser desrespeitadas, claro está, e até se pretende que assim seja”, antecipa em entrevista à RUM.


‘(In)Comum' traz consigo uma grande carga subjetiva e de alguma aleatoriedade. Ainda assim, Manuela Ferreira adianta que há “um grande chapéu temático, a interação entre artistas e espetadores, em que novos territórios podem ser criados”. As memórias que o público guarda de eventos anteriores ou as curiosidades do quotidiano de um artista são algumas das questões a serem exploradas.


Pensado quer para quem vai sozinho, quer para as famílias, a diretora artística do projeto acredita que as pessoas vão sair desta experiência com "sentimentos bastante distintos entre si”.

Deixa-nos uma mensagem