Regional 16.09.2023 09H42
Governo diz que "estão criadas as condições" para Guimarães ser Capital Verde Europeia 2025
Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires,
O Governo português acredita que Guimarães pode conquistar o título de Capital Europeia Verde 2025. O secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, considera Guimarães “um município exemplar ao nível da sustentabilidade”.
“Tem já 30 autocarros descarbonizados, tem um processo de gestão de resíduos que está muito à frente do que a maioria dos municípios faz, está também a envolver toda a comunidade num projeto de sustentabilidade e de emissões zero no seu concelho e, portanto, julgo que seria um grande orgulho para o nosso país trazer este prémio”, afirmou.
Para o governante, a candidatura vimaranense “é muito forte”, desde logo porque envolve “a indústria, as instituições e a comunidade”. “Julgo que estão criadas as condições para que nós possamos comemorar no dia 5 de outubro”, apontou Hugo Pires.
A cidade-berço junta-se a Graz (Áustria) e Vilnius (Lituânia) na reta final da corrida, que terminará em Tallinn, na Estónia – Capital Verde Europeia 2023 –, com o anúncio, a 5 de outubro, do resultado final da competição. O secretário de Estado do Ambiente vai acompanhar a comitiva vimaranense à Estónia, para a apresentação final da candidatura.