ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Regional 27.03.2023 13H21

Futsal fará parte das AEC's nas escolas de Barcelos

Escrito por Liliana Oliveira
Câmara assinou um protocolo com a Associação de Futebol de Braga e a Federação Portuguesa de Futebol.

Depois do andebol, as Atividades de Enriquecimento Curricular, em Barcelos, vão passar a contemplar, para os alunos do 1.º ciclo, a prática de futsal.

O protocolo entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a Associação de Futebol de Braga (AFB) e a Empresa Municipal de Educação e Cultura (EMEC) já foi assinado e o objetivo é implementar “um programa-piloto com vista à dinamização de um programa regular de Ensino do Futebol nas escolas do 1º Ciclo - Ensino Básico” e capaz de “promover a atividade física”.


“Este protocolo vem dar resposta a uma carência existente. Trata-se de um projeto que representa uma excelente oportunidade de enriquecimento curricular e não tenho dúvidas que será algo muito bem recebido pelas próprias crianças”, afirma Mariana Carvalho, vereadora do pelouro da Educação da Câmara de Barcelos.


Manuel Machado, presidente da AF Braga, saliente a importância de “incutir a prática desportiva nos mais jovens” daí “retirar futuros jogadores, futuros árbitros, futuros dirigentes”.

Para José Alberto Ferreira, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, este projeto, “além de incutir hábitos de prática desportiva nos mais jovens, vai fomentar hábitos mais saudáveis nas crianças”.


A iniciativa, denominada "Bola na escola", visa, ainda, “promover os valores positivos associados ao desporto; proporcionar aos jovens uma sólida e agradável introdução ao futsal, contribuindo para a criação de hábitos de prática desportiva ao longo da vida”.

A FPF e à AFB vão definir “os conteúdos das unidades didáticas das aulas, elaborar dossiê das unidades didáticas de iniciação e aperfeiçoamento ao futsal, disponibilizar kit básico com material pedagógico para as aulas e proporcionar formação inicial ao professor responsável pelas atividades de enriquecimento curricular”.


Já a empresa municipal vai definir os agrupamentos e escolas onde o projeto será implementado, assegurar a realização de 30 aulas para cada turma durante o ano letivo, e disponibilizar um monitor de atividades de enriquecimento curricular (AEC) para lecionar as aulas.

Recorde-se que a autarquia já havia assinado um protocolo similar, mas para a prática do andebol.

Deixa-nos uma mensagem