ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Cultura 30.06.2022 15H08

Feira do Livro regressa ao centro com 75 autores e 22 livreiros

Escrito por Vanessa Batista
Ruas da cidade dos arcebispos serão palco da 31ª edição da Feira do Livro de Braga que arranca esta sexta-feira, 1 de julho, e prolonga-se até dia 17, com diversas propostas musicais, teatrais e não só.

"Braga, um livro aberto", é o tema escolhido para a 31ª edição da Feira do Livro que está de regresso às ruas do centro histórico da cidade bimilenar. A abertura oficial do certame está agendada para esta sexta-feira, 1 de julho, pelas 18h00.


Até 17 de julho, as ruas Dr. Justino Cruz, Francisco Sanches e o Largo D. João do Souto serão invadidas por 22 livreiros e alfarrabistas assim como por 14 conversas com alguns dos 75 autores que vão marcar presença no certame, entre eles: João Luís Barreto Guimarães, vencedor do prémio do grande Prémio de Literatura dst 2022, José Eduardo Agualusa, Álvaro Laborinho Lúcio, Mário Cláudio, Margarida Rebelo Pinto e António Mota.


A última edição, que teve lugar no Altice Forum Braga, registou quase 50 mil visitantes, sendo que mais de 30 mil deslocaram-se ao antigo Parque de Exposições e cerca de 15 mil acompanharam virtualmente o evento. Para este ano, a organização apostou na apresentação de 42 livros e revistas, 27 mesas de debate e tertúlias, 23 sessões infantojuvenis e serviços de mediação/educação, oito visitas guiadas, entre outros. Pode consultar o programa completo aqui.


Sílvia Faria, chefe de divisão da cultura no Município de Braga, destacou a presença do jornalista e historiador norte-americano, David Satter, que vai apresentar o novo trabalho ´Quanto menos soubermos, melhor dormimos`, que conta a história de como um agente secreto da KGB tomou conta do maior arsenal nuclear, no mais vasto país do mundo.


A 2 de julho, será proporcionada uma visita guiada com o objetivo de dar a conhecer e valorizar os vários exemplares da Tipografia Urbana presentes da cidade. No dia seguinte, domingo, o destaque vai para ´O antigo Paço dos Arcebispos de Braga`, da autoria da docente da Universidade do Minho, Manuela Martins e Maria do Carmo Ribeiro. Na segunda-feira, 4 de julho, está de regresso à Avenida Central a biblioteca de jardim.


O dstgroup, parceiro da iniciativa, terá um espaço próprio onde, a partir do lema “Do it yourshelf”, em português, ´Faz tu próprio`, irá dinamizar diversos workshops e master classes, nomeadamente, com artistas ucranianas que estão em residência artística na zet gallery.


José Teixeira, presidente do conselho de administração do dstgroup, declarou durante a apresentação do programa ´Ares de Verão`, que o orçamento para a Feira do Livro foi reforçado com as verbas que acabaram por não ser utilizados em anos anteriores. Este sábado, será entregue o grande Prémio de Literatura dst 2022 a João Luís Barreto Guimarães, segue-se o concerto de despedida dos palcos do músico brasileiro Milton Nascimento.


Maria Ondina Braga e José Saramago serão evocados durante o certame. De destacar a estreia do documentário “O que vêm os anjos” alusivo à vida da escritora bracarense. A importância literária de José Saramago também será abordada em duas mesas de debate: a primeira a 12 de julho, com Manuel Frias Martins, e a segunda, no dia seguinte, com Sérgio Machado Letria, da Fundação José Saramago e com a voz do premiado escritor Ondjaki.

Deixa-nos uma mensagem