ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Academia 24.11.2022 18H37

Estudante de Medicina da UMinho vence Prémio Jovem Empreendedor

Escrito por Liliana Oliveira
A distinção da Associação Nacional de Jovens Empreendedores foi atribuída a Rodrigo Val D’ Oleiros e Silva, pela startup Orgavalue.
Declarações de Rodrigo Val D’ Oleiros e Silva

false / 0:00

Rodrigo Val D’ Oleiros e Silva, estudante de Medicina da Universidade do Minho, foi distinguido com o Prémio Jovem Empreendedor ANJE 2022. Em causa está a startup Orgavalue, que tem como objetivo eliminar a lista de espera para pacientes que necessitam transplantes de órgãos.

A entrega do prémio, no valor de 25 mil euros, decorreu no Museu Nacional dos Coches onde Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura, entregou o prémio ao estudante, CEO e fundador da Orgavalue.

Em entrevista à RUM, o estudante minhoto admite que a distinção “é mais para o público perceber o que fazem do que por mérito”.


Criada desde 2020, esta startup, tem como missão eliminar a lista de espera para transplante de órgãos. A equipa recorre a uma biotecnologia pioneira, que faz com que consigamos reutilizar órgãos humanos.

A personalização “começa na colheita de órgãos descartados que estão estruturalmente funcionais”, e, posteriormente, são removidas as células destes órgãos, remanescendo apenas a estrutura tridimensional do órgão, uma “matriz transparente e acelular”. São então introduzidas, depois, novas células, para a criação de um novo órgão que, “passado um mês, vê o seu órgão restaurado”. Como estas células são retiradas do paciente que necessita do transplante, o órgão acaba por ser personalizado, com uma biocompatibilidade nativa, sem ser necessário a utilização de imunossupressores. “Neste momento, colaboramos com institutos do Porto e hospitais”, adiantou. A equipa conta, neste momento, com 12 pessoas, mas Rodrigo Val D’ Oleiros e Silva espera poder aumentar o número de colaboradores, em breve.


O Prémio, promovido pela Associação Nacional de Jovens Empreendedores, com apoio do ministério da Cultura e da Presidência da República, distingue jovens empresários em fase de expansão de negócios, com caraterísticas inovadoras e que tragam valor acrescentado ao mercado. Este ano, o estudante de Medicina da UMinho, Rodrigo Val D’ Oleiros e Silva, foi o vencedor.

Deixa-nos uma mensagem