ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

EMUM
Liliana Oliveira

Academia 19.01.2021 17H58

"Não imaginam o sofrimento de se ter doentes à porta e não ter como lhes dar resposta"

Escrito por Liliana Oliveira
Pedro M. Teixeira, docente da Escola de Medicina da Universidade do Minho, diz ser necessário um confinamento total durante 15 dias e apela à colaboração dos portugueses no combate a esta pandemia.
Pedro M. Teixeira, docente da Escola de Medicina, analisa números da Covid-19 no país e medidas adotadas pelo Governo

false / 0:00

"Estamos no limite. É uma situação dramática e urge sermos capazes de nos mobilizar para conseguirmos travar este aumento significativo de infeções", alerta o docente da Escola de Medicina da Universidade do Minho, Pedro M. Teixeira. No dia em que o país ultrapassou, pela primeira vez desde o início da pandemia, as duas centenas de óbitos, o também investigador do ICVS adianta que, "nos próximos dias, iremos assistir a um número de mortes de 200 e eventualmente até 300 e o número de internamentos a aumentar, com alguns hospitais a ficarem sem capacidade de resposta".


Segundo o docente, as medidas anunciadas pelo Governo, esta segunda-feira, não são suficientes para travar rapidamente a propagação da Covid-19 em Portugal. No entanto, alerta, mais do que as medidas, é necessário que "a população seja capaz de compreender e ajudar os profissionais de saúde, que estão a trabalhar para lá do limiar da força humana. O país precisa de todos, agora". "Não imaginam o sofrimento dos profissionais de saúde ao saber que têm doentes à porta que precisam de cuidados e não têm como lhes dar resposta, porque são demasiados doentes, e sem cuidados alguns vão morrer", desabafou Pedro M. Teixeira.


É necessário "confinamento total durante 15 dias" para alcançar resultados


O investigador referiu ainda que "quanto mais rápidos e eficazes formos a cumprir, menor será o tempo que temos que estar em confinamento total". Ainda que entenda a dificuldade na gestão da crise pandémica, Pedro M. Teixeira considera que embora não se queira "comprometer a economia, corremos o risco de a comprometer ainda mais, porque não vamos ter resultados e o problema vai-se arrastar no tempo e a economia vai sofrendo também". "A gestão não poode ser apenas política, tem que ser bem informada do ponto de vista científico", acrescentou.


Para o docente da Escola de Medicina, é necessário que o Governo avance para um "confinamento total, durante 15 dias, para termos os resultados que pretendemos". "Não é só fechar as escolas, é fechar tudo, permitindo apenas o transporte de bens essenciais e medicamentos", completou.


O número de novos casos tem prevalecido na faixa etária entre os 18 aos 24 anos. É para os jovens que Pedro Teixeira deixa um apelo: "Na medida do possível, temos que ficar em casa. Sei que queremos sair com os amigos, mas este não é o momento. É o momento para sermos produtivos a partir de casa. Usem as redes sociais para interagir, se estão cansados e não sabem o que fazer peguem numa garrafa de álcool e vão desinfetar os interruptores, perguntem às pessoas mais idososas se há alguma coisa que podem fazer por eles. Sejam proativos, porque a sociedade precisa de vocês, mais do que nunca!".

Deixa-nos uma mensagem