ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: Vitória SC
Tiago Barquinha

Desporto 27.01.2022 20H44

"Esta obra prolonga o Neno na sua casa desportiva"

Escrito por Tiago Barquinha
Guel Do It pintou uma parede exterior junto à porta 10 do Estádio D. Afonso Henriques.
As declarações de Miguel Pinto Lisboa, presidente do Vitória SC, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Pedro Proença, presidente da Liga Portugal.

false / 0:00

Com epicentro no Estádio D. Afonso Henriques, mas com vista privilegiada para a cidade de Guimarães. O mural com a imagem de Neno foi inaugurado esta quinta-feira, dia em que completaria 60 anos.


O responsável pela obra foi o artista Guel Do It, que preencheu uma parede inteira junto à porta 10 do recinto desportivo. Na cerimónia, o presidente do Vitória SC falou de "uma imagem fiel, feliz na expressão que transmite e eficaz na mensagem que representa".


"Esta obra, cujo autor saúdo e felicito, captura o Neno na sua essência. Prolonga o Neno na sua casa desportiva, eterniza-o no estádio onde viveu, e nós com ele, tantos momentos inesquecíveis e que fazem parte da nossa história coletiva", acrescenta Miguel Pinto Lisboa.


Para o dirigente, esta homenagem é da "mais elementar justiça", tornando possível "a presença diária do Neno" para quem passa naquele local.


Já Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, recorda Neno com "saudade" e como um exemplo da forma como se deve estar no desporto. "É daquelas pessoas que nos fazem gostar e amar o desporto em que estamos inseridos", reconhece.


A qualidade humana foi também ressaltada pelo presidente da Liga Portugal. Recordando, em primeiro lugar, a relação entre jogador e árbitro, Pedro Proença refere que Neno "refletia em campo aquilo que era fora dele".


O dirigente confidencia ainda que, em 2015, quando assumiu o atual cargo, o antigo guarda-redes foi a primeira pessoa a felicitá-lo. Também por essa razão, Proença decidiu retribuir o gesto, convidando-o para ser o embaixador nº1 da Liga Portugal.

Deixa-nos uma mensagem