ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Abertura do 1º Encontro Ibérico de Rádios Universitárias (FOTO: ELSA MOURA/RUM)             
Elsa Moura

Nacional 16.11.2016 21H02

Está na calha uma rede ibérica de rádios universitárias

Escrito por Elsa Moura
Ao longo de quatro dias, a cidade de Braga, a Universidade do Minho e a RUM acolhem o 1º Encontro Ibérico de Rádios Universitárias que poderá também servir para trocar impressões sobre uma rede ibérica.

São mais de cinquenta estudantes de rádio, portugueses e espanhóis que até sábado estão na cidade dos Arcebispos para participar no 1º Encontro Ibérico de Rádios Universitárias. A organização é da Rádio Universitária do Minho em parceria com o ICS e apoiada financeiramente pelas Agências Nacionais Erasmus+ dos dois países. Contou ainda com o apoio do município de Braga integrando a programação oficial da Capital Ibero Americana da Juventude. Os dias serão marcados por troca de experiências, explicação dos métodos de trabalho de cada rádio universitária, na expectativa também de que possam surgir novas ideias e projectos conjuntos. 

Pela primeira vez, todas as rádios universitárias portuguesas e diversas rádios universitárias espanholas, unem-se no mesmo espaço para debater diferentes assuntos e interesses comuns.

As conclusões deste encontro serão apresentadas este sábado, dia 19, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, no campus de Gualtar.

Em Braga pode até ser dado um passo importante para a criação de uma rede ibérica de rádios universitárias, à semelhança de redes do género existentes noutros pontos do globo, nomeadamente América Latina e Caribe.

Na abertura oficial do encontro, que decorreu esta quinta-feira no auditório da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, no campus de Gualtar, o administrador da RUM, Vasco Leão destacou a oportunidade das rádios se "conhecerem, perceberem o que se passa principalmente nesta área ibero-americana" e poderem "complementar-se" através de projectos "onde todos possam estar presentes". 

Segundo Vasco Leão as expectativas "são grandes". A criação de uma rede ibérica é uma hipótese em cima da mesa que permitiria, entre outras coisas, o desenvolvimento de novas iniciativas e projectos habilitados ao financiamento das Agências Erasmus+ dos dois países e que na abertura deste encontro se fizeram representar pelos respectivos presidentes.

O administrador da RUM recordou que a 97.5FM "já tem um historial de participação em programas de serviço de voluntariado europeu e outros programas patrocinados pela Juventude em Acção" e por isso, nos próximos anos, poderá até "retomar esse tipo de projectos".


Reportagem AAUMTV no arranque do Encontro:

Do lado das Agências Erasmus+ portuguesa e espanhola foram muitos os elogios à iniciativa e o desafio é que a partir daqui possam surgir mais projectos.

Pedro Soares, presidente da Agência Nacional Erasmus+ lembra que o que se pretende é "promover parcerias no contexto europeu", daí que este apoio financeiro vá precisamente nesse sentido. O que se quer são "parcerias estratégicas" criando "redes fortes que permitam projectos interessantes para a Agência Nacional". 

Em 2017 celembram-se os 30 anos do Erasmus+ e chegam "mais oportunidades para falar da mobilidade europeia, dos 60 anos da assinatura do Tratado de Roma", exemplificou.

Pedro Soares recorda "o poder e potencial criativo de uma rádio universitária", referindo que a Agência Nacional "quer aproveitar essa energia, catalizá-la e proporcionar boas candidaturas que possam ser apoiadas e ter projectos que tenham impacto, mudem e contribuam para a realização dos jovens europeus".

As candidaturas ao Erasmus+ exigem a participação de um parceiro europeu e por isso "uma rede ibérica de rádios universitárias é um bom princípio para que se possam apresentar projectos", afirmou.

Entre os exemplos deixados às rádios universitárias, Pedro Soares referiu até a sugestão de reformas políticas por parte dos jovens, através da Acção Chave nº 3 que apoia o diálogo estruturado entre jovens e decisores políticos na construção de políticas para a Europa e para o espaço local". 



Deixa-nos uma mensagem