ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Nacional 11.04.2021 18H15

Em dois meses, Portugal poderá atingir 120 casos de covid-19 por 100 mil habitantes

Escrito por Redação
É um alerta da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Ricardo Jorge, que considera que o desconfinamento e o período de Páscoa terão efeito nas próximas semanas.  

Com o atual ritmo de crescimento e com o efeitos da Páscoa e do desconfinamento a sentirem-se nas próximas semanas, Portugal poderá dentro de dois ou mais meses atingir uma taxa de incidência de 120 casos por 100 mil habitantes.


O alerta é da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Ricardo Jorge, que no relatório dos últimos 14 dias é contabilizada uma incidência de infeções de 66 casos e que calcula que com a tendência ligeira de crescimento nacional e um tempo de duplicação previsto de 86 dias o país pode atingir no verão números preocupantes.


O Governo tinha definido como linhas vermelhas para avançar com as medidas de reabertura precisamente 120 novos casos por dia por 100 mil habitantes ou um Rt que ultrapasse o 1, o que já está a acontecer a nível nacional, com exceção para a região do Alentejo.


Portugal com mais 6 mortes e 566 novos casos de covid-19

De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, houve registo de seis novos óbitos e mais 566 casos nas últimas 24 horas.


No total, desde o início da pandemia, Portugal registou 16.916 óbitos e 827.494 casos de Covid-19.

Houve ainda registo de mais 410 doentes recuperados, num universo de 784.618 pessoas que recuperaram da doença desde o início da pandemia.


O número global de internamentos manteve-se igual, com 466 pessoas internadas por Covid-19, das quais 113 em cuidados intensivos (menos seis em relação a sábado).


Houve registo de 183 novos casos e dois óbitos na região Norte, 62 novos casos na região Centro, mais 200 novos casos em Lisboa e Vale do Tejo e ainda quatro óbitos nesta região.


No Alentejo registaram-se mais 16 casos e no Algarve houve mais 33 novos caasos. Quanto às regiões autónomas, registaram-se 41 novos casos nos Açores e 31 casos na Madeira. 


Portugal regista zero mortes em lares na última semana

"Esta é a primeira semana desde que começou a pandemia que não temos registos, do ponto de vista da nossa monitorização semanal de óbitos covid-19 em lares", afirmou a ministra, em declarações à agência Lusa à margem de uma visita à Associação Mais Proximidade, que apoia idosos isolados no centro de Lisboa.


Ana Mendes Godinho precisou que desde o dia 29 de março que não se registaram mortes associadas à covid-19 nos lares do país.


A governante notou que esta "semana zero" deve-se, essencialmente, à testagem preventiva que é feita aos trabalhadores dos lares, ao processo de vacinação em curso, assim como aos cuidados de quem trabalha nestes espaços e implementa "todas as medidas de prevenção".


A ministra salientou, também, que estão neste momento ativos "18 surtos em todo o país, em lares", o menor número registado desde o final de março, quando foi montado o sistema de monitorização que permite contabilizar estes dados.


c/RTP e SIC

Deixa-nos uma mensagem