ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Catarina Martins/RUM
Catarina Martins

Academia 28.11.2022 12H00

Eleições AAUMinho. Sofia Lucas defende mudança na Mesa da RGA

Escrito por Catarina Martins
Eleições estão agendadas para 6 de dezembro. 
Declarações de Sofia Lucas.

false / 0:00

A candidata da lista E à Mesa da Reunião Geral de Alunos (RGA) da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) acredita que "é altura de inovar".


Em entrevista à RUM, Sofia Lucas, estudante de direito e atual presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Debates Académicos da UMinho, defende a "necessidade urgente de mudança". A candidata quer "consciencializar os estudantes para a importância das RGA's e espelhar os seus interesses e necessidades, auscultando-os".


Sob o mote 'Encorajar a Mudança', a lista E quer "evidenciar a voz dos estudantes". "A Mesa da Reunião Geral de Alunos não é conhecida pela maior parte dos nossos estudantes e atualmente consagra uma amostra muito pequena daquilo que é a nossa comunidade estudantil", admite, salientando a necessidade de aumentar o número de participantes e a sua representatividade. Tendo em conta o seu percurso associativo, Sofia Lucas acredita ter as competências necessárias para o cargo e para o bom funcionamento do órgão.


Para aumentar a presença e participação dos estudantes, Sofia Lucas defende a promoção de locais de apresentação de propostas a serem discutidas em RGA e a divulgação das reuniões não só entre os núcleos e associações da academia, mas também entre delegados e subdelegados.


Além da divulgação atempada das reuniões, a candidata sugere uma maior auscultação de forma a perceber o melhor dia para a realização das RGA's e aumentar o número de participantes. A lista E defende ainda a criação de atas extensivas e de um arquivo digital, para que possam ser consultadas, incluindo atas de anos anteriores.


Para Sofia Lucas é igualmente "essencial" realizar sessões informativas de forma a esclarecer aos estudantes como devem ser apresentadas moções ou propostas numa RGA.


Sofia Lucas é candidata da lista E à Mesa da Reunião Geral de Alunos da AAUMinho. Na corrida está ainda Miguel Carabana, pela lista B. As eleições decorrem a 6 de dezembro, através da plataforma eVotUM. Pode ouvir a entrevista na íntegra, em podcast.

Deixa-nos uma mensagem