ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Catarina Martins/RUM
Catarina Martins

Academia 28.11.2022 12H00

Eleições AAUMinho. Miguel Carabana quer aproximar estudantes à Mesa da RGA

Escrito por Catarina Martins
Eleições estão agendadas para 6 de dezembro. 
Declarações de Miguel Carabana.

false / 0:00

O candidato da lista B à Mesa da Reunião Geral de Alunos (RGA) da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) quer "dinamizar o envolvimento estudantil".


Em entrevista à RUM, Miguel Carabana, aluno do 2.º ano de Administração Pública, acredita que a experiência adquirida como atual secretário da Mesa da RGA permite conhecer o que o órgão precisa e quais os métodos de divulgação necessários para "envolver os alunos".


"É de conhecimento geral que a Reunião Geral de Alunos tem uma participação deficitária relativamente ao número de estudantes que compõem a Academia Minhota", admite o candidato, salientado a "extrema importância" do órgão que "dá voz aos estudantes". Miguel Carabana reconhece que, apesar do trabalho realizado pelos mandatos anteriores, ainda há muitos alunos que não sabem o que é a Mesa da RGA. Segundo o cabeça de lista, o objetivo é divulgar o propósito do órgão, o que acontece e todo o conteúdo debatido e aprovado para que os alunos participem e se interessem pelos assuntos relativos à associação.


Para aumentar a participação e interação, Miguel Carabana sugere a divulgação das reuniões juntos dos núcleos de estudantes, a promoção das RGA's em conjunto com o departamento de comunicação da direção da AAUMinho de forma estratégica, nomeadamente através das redes sociais, a colocação de cartazes pelo campi e a criação de newsletters no final de cada reunião.


Sob o mote 'Envolver Academia', a lista B propõem também a realização de atas detalhadas, "para a melhor compreensão e entendimento dos assuntos debatidos", e a elaboração de um questionário no final de cada reunião, com o intuito de "analisar dados reais".


Miguel Carabana é candidato da lista B à Mesa da Reunião Geral de Alunos da AAUMinho. Na corrida está ainda Sofia Lucas, pela lista E. As eleições decorrem a 6 de dezembro, através da plataforma eVotUM. Pode ouvir a entrevista na íntegra, em podcast.

Deixa-nos uma mensagem