ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: DRCN
Redacção

Regional 20.11.2020 19H33

DRCN integra Comité Internacional para Casas Históricas e Casas-Museu

Escrito por Redacção
António Ponte é o terceiro português a integrar a organização.

António Ponte, Director Regional de Cultura do Norte, foi eleito para o DEMHIST - International Committee for Historic House Museums (Comité Internacional para Casas Históricas e Casas-Museu), do ICOM - Conselho Internacional de Museus, representando Portugal neste órgão.


A Assembleia Geral do DEMHIST, na qual foram apresentados os novos membros, teve lugar esta quinta-feira, em Paris, com participação por videoconferência. A nova direcção, cujo mandato vai decorrer entre 2021 e 2023, é composta por dez elementos, oriundos da Holanda, Espanha, Itália, França, República Checa, Estados Unidos da 

América, Israel, Japão e Portugal.


O DEMHIST é um fórum internacional para o debate de problemas e soluções relacionados com a conservação e administração de museus de casas históricas. Um dos objectivos do comité é criar um sistema de classificação metodológica para os inúmeros tipos de museus de casas históricas, visando ajudar os profissionais na melhor compreensão dos locais históricos e na definição eficiente da sua missão e objetivos, política de conservação, gestão, segurança e comunicação entre esses profissionais e o público. Portugal já anteriormente esteve representado neste comité através das participações de Maria de Jesus Monge e Elsa Rodrigues.


Este comité faz parte do Conselho Internacional de Museus (ICOM), organização mundial dos museus e dos profissionais de museus. O ICOM dedica-se à promoção e proteção do património natural e cultural, presente e futuro, material e imaterial. Com mais de 35 mil membros em 135 países, a rede do ICOM é formada por profissionais que abarcam um grande leque de disciplinas relacionadas com os museus e o património.

O ICOM é uma organização não-governamental (ONG), que mantém uma relação formal com a UNESCO e tem estatuto de órgão consultivo do Conselho Económico e Social das Nações Unidas.

Deixa-nos uma mensagem