ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves
Liliana Oliveira

Academia 25.05.2022 07H18

CRUP deverá propor à ministra maior autonomia na gestão dos investigadores

Escrito por Liliana Oliveira
Rui Vieira de Castro defende que a verba destinada aos investigadores seja gerida diretamente pela UMinho e não pela intermediação da FCT. 
Declarações do reitor Rui Vieira de Castro

false / 0:00

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) deverá apresentar uma proposta à ministra do Ensino Superior, Elvira Fortunato, no sentido de potenciar a autonomia das instituições na gestão da sua atividade de investigação. Esta é, pelo menos, a convicção do reitor da Universidade do Minho e de reitores de outras universidades. 


A informação foi avançada por Rui Vieira de Castro, à margem da tomada de posse da nova presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS). 


 uma proposta em construção, mas, para a UMinho, verificado o facto de o Orçamento do Estado, através de linhas próprias,  via FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), estar a financiar um conjunto de investigadores, entendo que a gestão dessas carreiras e de alinhamento com a estratégia institucional faria muito mais sentido se essas verbas fossem geridas pela própria universidade", afirmou o responsável pela academia minhota.


Rui Vieira de Castro pede, assim, "mais autonomia para as universidades na gestão dos investigadores".

No entanto, a proposta que será apresentada a Elvira Fortunato ainda não está fechada. 

Deixa-nos uma mensagem