ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

'Happiness' de Steve Cutts
Catarina Martins

Cultura 29.09.2022 11H06

Circuito leva sessões de curtas-metragens de animação ao gnration

Escrito por Catarina Martins
A iniciativa ‘Sonho aumentado e outras estórias’ foca na relação do ser humano com a tecnologia.
Declarações de Miguel Ramos.

false / 0:00

O Circuito - Serviço Educativo da Braga Media Arts e o Cineclube Aurélio da Paz dos Reis estão a promover sessões de curtas-metragens de animação. Intitulada ‘Sonho aumentado e outras estórias’, a iniciativa foca na relação do ser humano com a tecnologia e é direcionada a maiores de seis anos. 


"Programamos um conjunto de curtas-metragens sobre a relação do homem com a máquina, a nova tecnologia", começa por explicar à RUM Miguel Ramos, responsável pela programação. "Não só sobre o ponto de vista do usuário, mas sobre o ponto de vista dos impactos que ela tem e o que é que isso pode significar", acrescenta.


Miguel Ramos destaca ‘A Felicidade’, de Steve Cutts (2017, Reino Unido), uma curta que convida a refletir sobre o estilo de vida consumista, que considera ser "um trabalho muito curioso", e ‘Lingo’, de Vicente Niro (2015, Portugal), uma curta portuguesa sobre a relação do homem com a tecnologia. "Como criamos uma relação de empatia com a tecnologia, como está desenhada para ser altamente empática connosco e como essa empatia se torna conflituosa com a empatia do ser humano para com o ser humano", detalha.


Vida Animal, de Arthur Van Merwijk (2012, Holanda), Cyber, de Stefan Eling (2007, Alemanha), Sonho Aumentado, de Milen Vitanov (2012, Alemanha), Polluters and Plunderers, de Womin (2021, África do Sul), Mia, de Wouter Bongaerts (2013, bélgica) e Mobile, de Verena Fels (2010, Alemanha) são as restantes curtas-metragens que vão estar em exibição.


Aa exibições terão lugar na blackbox do gnration. Na quinta e sexta-feira, as sessões, marcadas para as 10h30 e as 14h30, são destinadas às escolas do concelho. No sábado a exibição está agendada para as 15h00 e destina-se ao público em geral.

Deixa-nos uma mensagem