ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista / RUM
Vanessa Batista

Academia 28.11.2022 12H00

CFJ. Lista C quer aproximar órgão dos alunos. Lista D aposta na inclusão

Escrito por Vanessa Batista
As eleições estão agendadas para 6 de dezembro através da plataforma evotum.
Ouça aqui o apelo ao voto dos candidatos da Lista C, Pedro Antunes, e da Lista D, Daniela Amorim.

false / 0:00

As duas listas candidatas ao Conselho Fiscal e Jurisdicional (CFJ) da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) pretendem aproximar a comunidade ao órgão e organizar os documentos mais antigos para facilitar a sua consulta e escrutínios da comunidade estudantil.


Em entrevista à RUM, o candidato pela Lista C - "Centrado na exigência", Pedro Antunes, defende a criação de um "espaço comum digital" onde poderão ser consultados todos os pareceres e outros documentos apresentados em Reunião Geral de Alunos (RGA). Apesar deste espaço já existir, na prática, o estudante do mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação confessa a dificuldade, devido a desorganização da plataforma, em encontrar estas que são "ferramentas" essenciais para o desenvolvimento do sentido crítico dos alunos.


Do lado da Lista D – "Democratizar a Academia", para além de um espaço virtual, Daniela Amorim defende a criação de um arquivo físico numa das salas da sede da AAUMinho. Aqui poderão ser consultados documentos que a estudante de Ciência Política pretende que sejam "traduzidos para inglês" e "adaptados para braille". Uma versão áudio dos pareceres é outra das medidas apresentadas no manifesto da lista D.


Os dois candidatos concordam na premência de intensificar a cooperação entre os diferentes órgãos. Daniela Amorim quer apostar em formações gratuitas para os núcleos, secções e delegações. "Vem promover e ajudar a melhorar o trabalho da associação", defende.


Pedro Antunes, por sua vez, lança a discussão sobre a importância de rever os estatutos da AAUMinho, no sentido de incentivar à sua correção pontos em que existem oportunidades de melhoria, especialmente no que toca a datas contraditórias que em vez de serem "objetivas" acabam, na sua opinião, por ser "subjetivas".


Nas últimas eleições para os órgãos sociais da AAUMinho, a abstenção para o CFJ foi a grande vencedora da noite com 83,7%.


Para chamar à atenção dos estudantes durante a campanha eleitoral, toda a equipa da lista C, muito ligada a iniciativas de cariz solidário, irão estar em contacto com os estudantes da UMinho numa campanha em parceria com a Refood de Braga e Guimarães nos campi de Gualtar, Azurém e Couros. A ideia passa por recolher alimentos e, simultaneamente, dar a conhecer as suas ideias para o CFJ. As datas e horários estão disponíveis nas redes sociais da lista C.


Por outro lado, Daniela Amorim, da Lista D, frisa que a questão da abstenção deve contar com o compromisso de todos os órgãos sociais ao longo do ano. "Só abordamos o tema na altura das eleições, assim será impossível combater esse fenómeno", argumenta.


As entrevistas podem ser ouvidas na íntegra, em podcast.

Deixa-nos uma mensagem