ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Regional 09.04.2021 15H06

Câmara de Famalicão reduz IMI e aplica tarifas sociais na fatura ambiental a jovens e bombeiros

Escrito por Liliana Oliveira
Apoios pretendem reconhecer o trabalho dos soldados da paz e atrair e fixar jovens em Famalicão.
Paulo Cunha, presidente da Câmara de Famalicão, sobre os apoios a jovens e bombeiros

false / 0:00

A Câmara de Vila Nova de Famalicão aprovou, por unanimidade, em reunião do executivo municipal, esta quinta-feira, o Código Regulamentar sobre Concessão de Apoios aos jovens e aos bombeiros das três corporações do concelho. Em causa está a redução para a taxa mínima do Imposto Municipal sobre Imóveis, isenção de taxas de licenciamento em intervenções urbanísticas, tarifas sociais na água e saneamento, isenção de encargos com contratos.


No final da reunião, o autarca, Paulo Cunha, explicou que o concelho "tem uma grande consideração por este setor, que tem um papel muitísiimo relevante". "A comunidade tem que reconhecer os atos heróicos que estas mulheres e homens praticam para proteger a nossa vida, património e floresta. Não bastam os discursos inflamados é preciso ações concretas e estes quatro apoios são um benefício real e efetivo", afirmou.

Recorde-se que, em Famalicão, as três corporações beneficiam de outros apoios, como é o exemplo de um seguro de acidentes pessoais e prioridade no acesso à habitação social.


A autarquia pretende ainda atrair e fixar os jovens no território e, ao mesmo tempo, dar-lhes melhores condições de acesso à habitação. Estes apoios são destinados a jovens entre os 18 e os 35 jovens, residentes há pelo menos três anos no concelho.


A medida foi aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo camarário e vai agora para aprovação em sede da Assembleia Municipal, para depois entrar em vigor.

Deixa-nos uma mensagem