ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Regional 29.10.2020 19H34

Câmara de Braga admite usar hidrogénio nos transportes públicos

Escrito por Pedro Magalhães
Em colaboração com projectos-piloto do INL.

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, admite utilizar o hidrogénio como fonte energética dos sistemas de transportes públicos do concelho.


O autarca assumiu a possibilidade durante o encerramento da INL (Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia) Hydrogen Summit, uma conferência digital que discutiu, esta quarta e quinta-feira, a importância do hidrogénio rumo à neutralidade carbónica da Europa até 2050, sublinhando que o objectivo europeu só pode ser alcançado "se houver colaboração entre os centros de conhecimento e os agentes locais" entre os quais se incluem os municípios.


"Os municípios têm um papel importante na gestão dos transportes, uma das áreas essenciais para se atingir o desenvolvimento sustentável. Por isso, estaremos disponíveis para participar em quaisquer projectos-piloto do INL que apliquem as vantagens do uso do hidrogénio, ou de outras fontes de energia renovável", explicou.


O combustível a hidrogénio - as conhecidas fuel cells - permite alimentar motores eléctricos através de uma operação inversa da electrólise da água (que separa o oxigénio do hidrogénio), diminuindo assim as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera.

Deixa-nos uma mensagem