ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMB
Liliana Oliveira

Regional 30.06.2022 13H26

BragaHabit cede T3 nas Enguardas à Câmara para acolher quatro sem-abrigo

Escrito por Liliana Oliveira
Primeiras pessoas em situação de sem-abrigo deverão ocupar a habitação depois do verão.
Declarações de Carlos Videira, administrador da BragaHabit

false / 0:00

A BragaHabit vai ceder um T3 no Bairro das Enguardas à Câmara de Braga para acolher, em simultâneo, quatro pessoas em situação de sem-abrigo e ajudá-las a ganhar autonomia. A ‘House of Skills’ é uma solução inovadora, que consiste numa habitação de transição para as pessoas em situação de sem-abrigo, através de um programa de melhoria das competências pessoais, sociais e profissionais, em colaboração com as várias organizações sociais da cidade de Braga.


O administrador da BragaHabit, Carlos Videira, adianta à RUM que em causa está uma "habitação completamente preparada para receber as pessoas em situação de sem-abrigo ou em risco de se tornarem". 

Carlos Videira adianta que as primeiras pessoas deverão ser integradas "depois do verão". 

O protocolo de colaboração para a criação da House of Skills já foi aprovado pelo executivo municipal e o "contrato de comodato tem início a 1 de julho". "Esperamos já depois do verão ter tudo pronto para receber as primeiras pessoas", apontou o administrador, sublinhando que também dependerá "da identificação das pessoas, um processo que será feito em articulação com organizações sociais". 


O administrador explica ainda que a empresa municipal cede, a título gratuito, "mediante a celebração de um contrato de comodato", a habitação à Câmara de Braga, sendo "a autarquia responsável por assegurar o equipamento necessário, bem como requisitar contadores de água e luz e zelar pela sua preservação e boa utilização". 


Carlos Videira admite que outras habitações sociais possam ser cedidas para este fim, ainda que isso "dependa do sucesso do projeto". Ainda assim, o administrador da empresa municipal relembra que esta não é a primeira resposta deste género, tendo sido protocolada, no final de 2021, outra habitação com a cruz Vermelha e outra com a Cáritas Arquidiocesana".


A BragaHabit, enquanto parceira ativa no contexto do NPISA (Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo) e do próprio Projeto ROOF, cederá uma habitação na qual será desenvolvido um programa de alojamento sustentado no modelo de Housing First e de melhoria das competências pessoais, sociais e profissionais das pessoas enquadradas nesta resposta. A habitação será utilizada em regime de residência partilhada e destina-se a promover o acesso ao alojamento e às condições que permitem o treino e exercício de autonomia, com vista à integração social dos residentes.

Deixa-nos uma mensagem