ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Catarina Martins

Regional 28.11.2022 20H18

"Braga é caso especial no panorama nacional"

Escrito por Catarina Martins
Presidente da República elogiou o desenvolvimento sustentável de Braga na Unique Summit.

Arrancou esta segunda-feira a terceira edição do Unique Summit, uma cimeira que junta, no Altice Forum Braga, empreendedores e outros stakeholders de ecossistemas de inovação dos quatro cantos do mundo. Até quarta-feira, Braga é palco do debate em torno do empreendedorismo e inovação.


Para presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, este é um evento que "retrata bem" o modelo de desenvolvimento económico e de cooperação entre os diversos agentes que Braga tem procurado corporizar, com bastante sucesso, ao longo da última década e que faz a diferença no bem-estar das comunidades. "Em contraciclo com o que acontece no país, Braga está a crescer em termos de população devido ao seu crescimento sustentado e diversificado e à capacidade demonstrada em criar oportunidades de emprego qualificado e oferecer uma elevada qualidade de vida aos seus cidadãos", destaca.


O edil sublinha que a Global StartupCities é uma rede internacional constituída por cidades que "corporizam essa mesma estratégia de olhar para o desenvolvimento económico como motor do seu crescimento, estabelecendo pontes entres agentes de desenvolvimento e encontrando estratégicas comuns que podem partilhar para atingir bons resultados, motivo pelo qual faz todo o sentido Braga receber este evento".


Por seu turno, Marcelo Rebelo de Sousa destaca o facto de Portugal receber, num curto espaço de tempo, dois eventos de grande importância relacionados com startups, a Unique Summit e a Web Summit, considerando que "demonstra que a comunidade de startups valoriza Portugal e que o empreendedorismo é uma prioridade do país". O Presidente da República enaltece o caminho que Braga tem vindo a percorrer e que faz com que a cidade seja um "caso especial no panorama nacional".


"É uma cidade que está a crescer e onde a juventude faz toda a diferença. As universidades, os centros de investigação, a força das empresas e o seu crescimento faz com que Braga seja, a nível nacional, uma cidade chave nas exportações e captação de investimento estrangeiro. Para atingir estes resultados são fundamentais a liderança e as políticas públicas que têm vindo a ser seguidas pelo Município e que privilegiam o desenvolvimento sustentável, a cooperação, o dinamismo e o empreendedorismo", destaca.  

Deixa-nos uma mensagem