ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM
Vanessa Batista

Cultura 24.09.2022 07H00

Geração B27 desafia jovens a pensar futuro cultural da cidade

Escrito por Vanessa Batista
25 embaixadores Braga27 vão auscultar colegas e professores nos agrupamentos de escolas da cidade para perceber que preocupações e projetos gostariam de ver concretizados.
Declarações à RUM da coordenadora do programa ´Geração27`, Andreia Martins.

false / 0:00

Que Braga imaginam os jovens no futuro? Esta é uma das questões que a Braga 27 pretende explorar através do programa Geração B27. A ideia arrancou em junho, com 25 jovens embaixadores com idades entre os 13 e os 18 anos. Os "repórteres" da Braga27, que representam todos os agrupamentos de escolas da cidade dos arcebispos, vão questionar colegas e docentes sobre a candidatura a Capital Europeia da Cultura, assim como a recolher propostas que poderão integrar o dossier final.


A RUM foi um dos espaços que os participantes tiveram oportunidade de visitar, sendo que receberam algumas ´dicas jornalísticas´ que poderão colocar em prática durante a sua missão. 


Andreia Martins, coordenadora do programa, explica que esta será a faixa etária que, em 2027, irá beneficiar do processo de transformação que a cidade já está a viver, logo consideram premente incluir as suas visões nesta última reflexão.


Em novembro, a Braga 27 e os embaixadores, em conjunto com todos os alunos das escolas da cidade, vão desenvolver uma ação de cocriação artística, ou seja, irão criar um mural com desejos e pensamentos sobre o futuro. Este será também o momento para auscultar e retirar algumas dúvidas dos mais novos em relação ao processo de candidatura ou mesmo sobre os projetos que irão vingar na cidade mesmo que Braga não seja Capital Europeia da Cultura. 



Deixa-nos uma mensagem