ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: Braga Media Arts
Tiago Barquinha

Cultura 13.10.2021 07H00

Bienal de arte e tecnologia de Braga marcada para maio do próximo ano

Escrito por Tiago Barquinha
'Superfície' é o tema escolhido para a edição inaugural do evento.

A primeira edição da INDEX realiza-se entre 12 e 22 de maio de 2022. Depois do evento teste em 2019, a bienal de arte e tecnologia de Braga, inserida no desígnio de Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts, começa a ganhar forma sob o tema ‘Superfície’.


O programa está a ser desenhado e vai englobar exposições, performances, conferências e workshops na cidade bracarense e em formato online. A direcção artística está a cabo de Luís Fernandes, do gnration, sendo que a curadoria terá também a colaboração de Liliana Coutinho, da Culturgest, e de Mariana Pestana, que já trabalhou em espaços como o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia e a Royal Academy, em Londres.


Em conjunto com a divulgação da data, a bienal lançou uma open call. As candidaturas estão abertas até 3 de dezembro, prevendo-se a selecão de quatro projetos, no máximo, que vão fazer parte da programa da edição de estreia, além de receberem 2.500 euros cada uma.


Em declarações à RUM, Luís Fernandes esclarece que os trabalhos devem ser pensados “exclusivamente para uma exposição online, focando a relação entre a arte e a tecnologia” e obedecendo ao conceito de ‘Superfície’. “A superfície pode ser encarada de várias formas, seja através da nossa relação com o planeta, seja como interface ou como uma zona de extração”, adianta, dando o exemplo da exploração do lítio.

Deixa-nos uma mensagem