ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Cartaz do Barlos
Elsa Moura

Cultura 24.09.2022 07H00

BARLOS, o festival que quer assegurar a renovação geracional no artesanato

Escrito por Elsa Moura
Evento é promovido por três entidades culturais da cidade de Barcelos onde o artesanato é Património Imaterial da UNESCO.
Hugo Cunha, um dos promotores, esteve à conversa com a RUM sobre o programa do evento que acontece este sábado

false / 0:00

O centro da cidade de Barcelos é palco, este sábado, de um conjunto de iniciativas que visam ajudar a promover o contacto geracional entre os profissionais de artesanato e os artistas contemporâneos do concelho. O evento, denominado ‘BARLOS’, conta com conversas, exposições, música e espetáculos de criação.


O artesanato de Barcelos é património imaterial da UNESCO e por isso, três entidades culturais da cidade, - Macho Alfa, Lovers & Lollypops e ZOOM, - decidiram começar a trabalhar no sentido de garantir esta passagem geracional, com a introdução de artistas contemporâneos barcelenses na arte reconhecida nacional e internacionalmente.


À RUM, Hugo Cunha, da Macho Alfa, refere que se "sentia esta necessidade de dinamizar o centro" para lá do contexto de cada uma destas entidades (organizadoras), mas também "promovendo uma aproximação à comunidade através de uma riqueza da cidade, o artesanato, que ainda vive muito afastado das linguagens contemporâneas", constata.


O artesanato, lembra, "é feito e vivido por gerações mais velhas e corre o risco de se perder por falta de renovação". Por isso, o contacto entre as gerações visa assegurar a sua continuidade. "O artesanato está no imaginário de artistas nacionais e internacionais e seria uma pena que, por falta desta ponte entre a prática artesanal e a prática contemporânea, deixasse de acontecer", acrescenta. Também por essa razção, o programa deste sábado apresenta o exemplo de Caldas da Rainha, cidade "onde designers e indústria já trabalham com o artesanato".


Um momento de festa que junta o artesanato à música e gastronomia


O Barlos será "um momento de festa" com diferentes "coisas a acontecer" no centro comercial Barlos, um espaço "bonito, com luz natural e no centro da cidade". "Vamos ter música, refeições temáticas, conversas, oficinas de olaria, banca de venda de artesanato", enumera.


Entre as conversas previstas, Hugo Cunha sublinha as mesas dedicadas aos temas 'O artesanato e linguagens contemporâneas' e 'O feminino no figurado barcelense'.


Na música, destacam-se as atuações de África Negra, Ana Lua Caiano e Dj Fitz, assim como a uma arruada que apresentará as peças desenvolvidas numa oficina de criação entre a Banda Plástica de Barcelos e Henrique Apolinário. 


O evento é de entrada gratuita. A organização apela aos interessados nas oficinas que procedam a uma inscrição prévia através do site do evento onde pode ser consultado o programa completo do evento.


Deixa-nos uma mensagem