ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Banco Alimentar
Redação

Regional 29.11.2022 14H28

Banco Alimentar de Braga angaria 135,6 toneladas de alimentos  

Escrito por Redação
Em todo o país, foram recolhidas 2.086 toneladas de géneros alimentícios, valor que supera a campanha de 2021.

A campanha de Natal do Banco Alimentar Contra a Fome de Braga decorreu este fim de semana e angariou 135,6 toneladas de alimentos, que vão ser distribuídos por Instituições de Solidariedade Social. A recolha decorreu em 96 supermercados e mobilizou aproximadamente 3.500 voluntários, em todo o distrito.


No distrito, esta é a primeira campanha presencial após a pandemia. Segundo fonte do Banco Alimentar local a campanha "correu lindamente tendo em conta a situação atual do país". Os resultados no distrito são, por isso, "muito bons".


Os produtos serão distribuídos "nos próximos seis meses" junto de instituições de solidariedade social que já acompanham famílias sinalizadas em situação de vulnerabilidade social.


No plano nacional, o valor total de doações corresponde a 2.086 toneladas e representa um aumento de 24% em relação à campanha realizada em igual período de 2021, de acordo com um comunicado da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome enviado à Lusa.


Banco Alimentar. Mais 24% das doações face ao ano passado em todo o país


Devido à pandemia, a Federação de Bancos Alimentares já não fazia campanha de recolha presencial há dois anos. Apesar do aumento de 10,2% da inflação homóloga, em outubro, só o concelho de Braga doou cerca de 55 toneladas, valor que supera a recolha de 2019. Nuno Oliveira, responsável pelo abastecimento dos bancos, sublinha a "participação massiva" e não esconde a satisfação com os valores alcançados. "Tendo em conta que os preços subiram tanto nos produtos alimentares, é de salutar e ficar muito orgulhoso de ser português", sublinha Nuno Oliveira.


Apesar dos constrangimentos económicos, no corrente ano foram distribuídos 2.765.000 Kg de alimentos, através de 315 Instituições, que chegaram à mesa de 55 681 pessoas. Estes números resultam de diversos apoios, nomeadamente doadores, voluntários que colaboraram na recolha, transporte, triagem e armazenamento dos produtos, mas também de vários beneméritos, particulares, empresas e instituições que, ao longo de todo ano, tornam possível o funcionamento do Banco Alimentar.


Os alimentos recolhidos vão começar a ser distribuídos a partir da próxima semana, contribuindo para ajudar a suprir as necessidades alimentares de cerca de 400 mil pessoas, apoiadas por 2.600 instituições, quer através de cabazes de alimentos, quer através de refeições confecionadas. A próxima campanha solidária acontece em maio de 2023.


Ainda é possível contribuir até ao dia 4 de dezembro, através da Campanha de Doação Online e a Campanha 'Ajuda Vale', nas cadeias de supermercados e hipermercados aderentes.


*Por Inês Batista

Deixa-nos uma mensagem