ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Redação

Cultura 07.10.2021 19H14

António Castro Henriques vence Prémio de História Alberto Sampaio 2021  

Escrito por Redação
A cerimónia de entrega do prémio decorre no próximo dia 1 de dezembro.  

O Prémio de História Alberto Sampaio 2021 congratula o investigador António Castro Henriques, numa cerimónia que se vai realizar no próximo dia 1 de dezembro, na Casa do Território, em Vila Nova de Famalicão.


No entendimento do júri, o trabalho do investigador António Castro Henriques trata-se de um “excelente ensaio de investigação em história monetária da Idade Média, baseado em fontes arquivísticas exploradas de forma inovadora e que questiona criticamente o conhecimento adquirido”. 


A edição deste ano constitui “um contributo importante para o avanço do conhecimento histórico”, afirmam os instituidores do Prémio Alberto Sampaio. António Castro Henriques apresentou um trabalho com o título “Midas, Moedas e Mercados: A Economia Política do Primeiro Sistema Monetário Português, 1190-1250”. O trabalho vencedor será publicado, conforme prevê o regulamento, na Revista de Guimarães.


O Prémio de História Alberto Sampaio foi inicialmente instituído em 1995 pelos Municípios de Guimarães e Vila Nova de Famalicão e pela Sociedade Martins Sarmento, sendo renovado no ano de 2016. Desde esta data, o prémio conta com a colaboração, entre outros, do Município de Braga.


*Por Rita da Costa Carvalho


Deixa-nos uma mensagem