ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CIPRA
Liliana Oliveira

Academia 16.01.2021 10H38

Alumna de Civil ajuda na reabilitação do Hospital Sanatório de Luanda

Escrito por Liliana Oliveira
Cecília Sousa estudou Engenharia Civil na Universidade do Minho e vive há oito anos em Angola.
Declarações de Cecília Sousa

false / 0:00

A autorização para a reabilitação do Hospital Sanatório de Luanda chegou em 2018 e a obra deverá estar concluída em Junho deste ano. Em causa está a reabilitação, ampliação e apetrechamento desta unidade hospitalar, em virtude da urgência em garantir a continuidade dos serviços hospitalares.


A obra conta com o contributo de Cecília Sousa, uma antiga estudante de Engenharia Civil da Universidade do Minho, instalada na cidade há cerca de oito anos. 


Esta construção colonial portuguesa apresentava já um elevado estado de degradação, problemas com a rede de esgotos, falta de água, de energia elétrica, de tratamento das águas residuais e infiltrações no interior de alguns compartimentos.

Depois de um investimento que ascende aos 200 milhões, o número de camas aumenta, passando a estar disponíveis 300,  88 enfermarias e um conjunto de componentes tecnológicas.


A portuguesa integra a equipa de fiscalização da nova unidade hospitalar. Em entrevista à RUM, Cecília Sousa adiantou que se trata de "uma obra bastante grande, com um foco político enorme". A obra envolve "equipamentos hospitalares, construção e apetrachamento" 


Sendo este hospital vocaciado para problemas respiratórios, Cecília Sousa reconhece ser uma ajuda mais do que necessária na altura em que o mundo enfrenta a pandemia da Covid-19. Angola regista 420 mortos e creca de 18.000 caos de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. 

"Em termos sanitários o ministério Saúde preparou instalações para albergar os primeiros doentes Covid, para que a doença não se propagasse. Não foi assim tão bem sucedido, mas tomaram as medidas posséveis", revelou a alumna.


Cecília Sousa foi a convidada desta semana do programa Alumni pelo Mundo, uma conversa que pode ouvir na íntegra aqui

Deixa-nos uma mensagem