ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: CMB
Tiago Barquinha

Cultura 30.04.2021 07H00

"Agora é com 400 pessoas, mas daqui a um mês ou dois espero que seja com 4 mil"

Escrito por Tiago Barquinha
O primeiro evento-teste realizou-se no Altice Forum Braga. Segue-se mais um esta sexta-feira.
As declarações de Paulo Dias, representante da Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos.

false / 0:00

A zona exterior do Altice Forum Braga recebeu esta quinta-feira à noite o primeiro espetáculo-teste de grandes dimensões. 400 pessoas, o número máximo permitido, assistiram ao evento de comédia protagonizado por Fernando Rocha, João Seabra e Pedro Neves.


Ter entre 18 e 65 anos, não pertencer a grupos de risco e não ter estado infetado nos 30 dias anteriores, além de apresentar um teste negativo feito no dia do evento, foram alguns dos requisitos necessários para se assistir ao espetáculo. Paulo Dias, representante da Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE), explica que o objetivo é "mostrar à DGS que se consegue organizar com segurança" para depois se replicarem estas experiências. "Agora é com 400 pessoas e espero que daqui a um mês ou dois seja com 4 mil".


O evento foi organizado em conjunto pela APEFE, pela APORFEST - Associação Portuguesa de Festivais de Música e pela APSTE - Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos, em articulação com a Cruz Vermelha Portuguesa e a Direção-Geral da Saúde. De acordo com Paulo Dias, a expetativa é que dentro de 15 a 20 dias sejam conhecidos os resultados deste primeiro teste, de modo a que as autoridades de saúde permitam "um formato adequado para se trabalhar no verão", dando o exemplo dos festivais.


Esta sexta-feira há novo espetáculo na área exterior do Altice Forum Braga. Para o concerto de Pedro Abrunhosa, que começa também às 20h, o mecanismo será o mesmo, com a obrigatoriedade de testar todas as pessoas presentes no evento. A única diferença é que, ao contrário do dia anterior, em que estiveram sentados, os espetadores, desta vez, vão ficar em pé.


Seguem-se ainda outros dois eventos-teste: um no Campo Pequeno, em Lisboa, para mil pessoas sentadas, e outro em Coimbra, num espaço ao ar livre ainda a designar, para mil pessoas em pé, que ainda não têm data marcada, mas que devem acontecer nas próximas semanas. "Estávamos há muitos meses ansiosos por chegar aqui. Logo que o Governo deu luz verde, cá estamos para provar que é possível voltar os grandes eventos. Assim haja vontade política", enaltece Paulo Dias.

Deixa-nos uma mensagem