ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 28.01.2022 07H00

AEMinho propõe programa de contratação de recursos humanos fora de portas

Escrito por Vanessa Batista
Para Ricardo Costa, presidente da Associação Empresarial do Minho, esta poderá a ser a solução para suprimir a falta de mão de obra existente em alguns setores da economia portuguesa.

A Associação Empresarial do Minho (AEMinho) apresentou um programa com vista à contratação de mão de obra ao Governo. A ideia passa por conseguir suprir as lacunas existentes em alguns setores da economia portuguesas como é o caso da construção.


Recorde-se que o presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas já alertou, esta semana, para a falta de cerca de 80 mil trabalhadores no setor, o que pode colocar em causa a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).


À RUM, Ricardo Costa, CEO do Grupo Bernardo da Costa e presidente da AEMinho, sublinha a necessidade de o país sair destas eleições legislativas com um governo estável. O programa sugerido funcionará como uma espécie de "Work in Minho" que tem apresentado resultados positivos. A ideia seria utilizar essa iniciativa para captar pessoas para os setores que necessitam de recursos humanos.


O responsável alerta para a importância da intervenção do Governo, visto que há um conjunto de burocracias em que é "fundamental a intervenção do poder político", nomeadamente, no que diz respeito à política de imigração para que as pessoas que cheguem a Portugal sejam integradas, através das autarquias, e não se criem novas problemáticas como guetos.


Além da falta de mão de obra, muitas empresas batem-se com falta de matérias-primas e aumento dos preços dos materiais.

Deixa-nos uma mensagem