Academia 14.05.2025 18H12
"A aposta no ensino superior nunca pode ser questionada"
Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho participou na emissão da RUM em direto no Cortejo Académico
O presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Luís Guedes disse hoje, a propósito do cortejo académico que coincide com a última semana de campanha para as eleições legislativas, que "nenhum governo pode questionar a aposta no ensino superior em todas as suas vertentes". Uma mensagem transmitida na emissão da RUM em direto do cortejo académico que esta tarde tem percorrido as ruas do centro de Braga com a participação de estudantes de 58 cursos da academia minhota.
Luís Guedes deixou uma mensagem para os partidos políticos que ambicionam governar o país nos próximos quatro anos. "Um ensino superior para funcionar bem tem de ter opções de alojamento acessível, boas opções de mobilidade, de acesso à saúde, desporto informal, desporto de competição, inovação pegagógica", exemplificou.
Para o dirigente estudantil, os estudantes universitários acabam o seu percurso académico com capacidades que muitas vezes os levam para outros países onde a oferta profissional é mais atrativa. Por isso,. pede um ensino superior "digno" e um país que "consiga captar os estudantes que cá se formam e que primeiramente teriam interesse em ficar, mas que pelas condições que encontracam acabam muitas vezes por emigrar".
Aos estudantes da academia minhota que esta semana vivenciam um conjunto de experiências especiais, Luís Guedes saudou os alunos e os familiares "por confiarem na Universidade do Minho". Dirigindo-se aos finalistas, lembrou que "a UMinho é e será sempre casa", esperando que no futuro possam voltar.