ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nación (2020), de Margarida Ledo
Vanessa Batista

Academia 13.10.2021 21H00

3º Ciclo de Cinema Galego-Português está de regresso com longas premiadas

Escrito por Vanessa Batista
Evento coorganizado pela Universidade do Minho, decorre de 14 a 16 de outubro, na Casa das Artes dos Arcos de Valdevez.
Vice-reitora para a Cultura, Manuela Martins, sobre a terceira edição do Ciclo de Cinema Galego-Português que decorre até esta sábado, 16 de outubro, nos Arcos de Valdevez.

false / 0:00

A 3ª edição do Ciclo de Cinema Galego-Português está de regresso. Depois de um ano de pausa, devido à pandemia, o evento que pretende promover o intercâmbio cultural entre as duas euroregiões vai decorrer de 14 a 16 de outubro, sempre das 21h30 às 23h30, no auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez.


“Mulheres, património, sociedade” é o tema que irá guiar a programação do evento como o intuito, segundo a vice-reitora para a Cultura, Manuela Martins, de refletir sobre situações de crise, como a que temos vivido ao longo do último ano, nomeadamente, o papel das mulheres na resolução de algumas questões. Para além da exibição de filmes e curtas-metragens estão previstos debates e colóquios com cineastas, atores, investigadores, entre outros.


De acordo com a responsável, o evento pretende "aproximar as duas regiões", que possuem traços culturais semelhantes e simultaneamente diferenciados. Manuela Martins frisa a oportunidade de promover as línguas portuguesa e espanhola assim como debater questões do setor da cultura. 


Em declarações à RUM, a vice-reitora declara que apesar da pandemia a "criatividade dos artistas não esmoreceu", sendo que são várias as produções datadas de 2020 e que conseguiram arrecadar prémios internacionais.


Na abertura do ciclo de cinema, esta quinta-feira, estarão em destaque duas longas metragens: “Nación”, da professora, investigadora e cineasta Margarida Ledo, que fala sobre a vida inacabada de operárias da ex-fábrica de cerâmica Pontesa e "Mulheres em quarentena”, de Bárbara Tavares, sobre duas mulheres com os filhos em casa devido à pandemia de covid-19 é outras longas em exibição esta quinta-feira.


Na sexta-feira, 15 de outubro, o destaque vai para a curta “Ganas”, de Maria da Fonseca e Rafaela Gomes, alunas de Ciências da Comunicação da UMinho. Para esta noite está prevista a estreia do documentário “A festa do emigrante”, que Sara Traba dedica às aldeias de montanha arcuenses, e o documentário “Das arquitetas tradicionais”, de Carlos Eduardo Viana.


No dia 16, a fechar o evento, é a vez do filme multipremiado “Ons”, de Alfonso Zarauza, e “Lume na auga”, de Ana Lois. 


O ciclo de cinema é  coordenado pela Universidade do Minho – através da Vice-Reitoria da Cultura e Sociedade, do Centro de Estudos Galegos (CEG), do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) e do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) –, pelo Conselho da Cultura Galega (CCG), pelo Município dos Arcos de Valdevez, pelo Museo do Pobo Galego e pela Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP.



Deixa-nos uma mensagem