ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: SC Braga
Tiago Barquinha

Desporto 19.01.2021 18H55

100 anos de SC Braga. Conquistas recentes alimentam o sonho de ser campeão

Escrito por Tiago Barquinha
O clube minhoto celebra esta terça-feira o centésimo aniversário.
REPORTAGEM ÁUDIO

false / 0:00

"Têm que pensar fortemente na vitória. Quem não pensa na vitória é melhor nem sair de casa". As palavras são de Miguel Perrichon, autor do golo que deu o primeiro grande título ao SC Braga.


Em 1966, no Estádio do Jamor, a formação orientada por Manuel Palmeira bateu o Vitória FC na final da Taça de Portugal. As declarações supracitadas do antigo avançado argentino foram proferidas 50 anos depois, pouco tempo antes da segunda conquista do clube na prova rainha, numa partida frente ao FC Porto que foi decidida nos penáltis.


De resto, o conjunto portista tem sido a principal presa dos arsenalistas no que a troféus diz respeito. O SC Braga levou a melhor nas finais da Taça da Liga em 2013 e em 2020, esta última com um sabor especial porque foi em casa, no Estádio Municipal de Braga.


Ao longo de 100 anos de história e com inúmeras presenças nas competições europeias, onde se destacam a conquista da Taça Intertoto, uma presença na final da Liga Europa - aí foi o FC Porto a vencer - e duas na fase de grupos da Liga dos Campeões, o emblema comandado por António Salvador tem ainda uma ambição: ser campeão nacional.


"Eu acredito convictamente que isso é possível. Já tivemos num passado muito recente perto disso", referiu o 

presidente no final da gala de aniversário do clube, há três anos.


Se os homens ainda não o conseguiram, as mulheres podem gabar-se de já o terem feito. Em cinco épocas de existência, além do título de campeã, a equipa feminina conta com uma Taça de Portugal e uma Supertaça no palmarés.


A história do clube não se esgota aqui. Sameiro Araújo, treinadora de atletismo, com 37 títulos, Luís Marta, do boccia, com dez, João Roque, do bilhar, com nove, Joaquim Peixoto, do taekwondo, com nove, Bruno Torres, do futebol de praia, com sete, e José Borges, da natação, com quatro, são outras figuras que fazem parte das páginas douradas do SC Braga.

Deixa-nos uma mensagem