ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Daniel Vieira da Silva

Regional 13.06.2016 19H37

Torre de Menagem do Castelo de Guimarães abre a 24 de Junho

Escrito por Daniel Vieira da Silva
Obra foi alvo de um projecto de recuperação que envolveu investimento de cerca de 430 mil euros. Reabertura vai contar com a presença do Ministro da Cultura.

A Torre de Menagem do Castelo de Guimarães vai reabrir ao público no próximo dia 24 de Junho.

A data foi esta tarde anunciada em comunicado enviado à RUM pela Direção Regional de Cultura do Norte que confirmou a presença do Ministro da Cultura no dia em que serão celebrados 888 anos desde a Batalha de São Mamede.


O projecto de recuperação representou investimento global de 430 mil euros e será inaugurado pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes precisamente no dia em que comemora quando se celebra a Batalha de São Mamede, travada em 1128.


Recorde-se que a Torre de Menagem foi objecto de "obras de requalificação que corresponderam à 2ª fase da intervenção concretizada no Castelo de Guimarães e que teve por objectivo dotar o monumento nacional de melhores condições de acessibilidade e segurança por parte dos milhares de visitantes que todos os anos procuram o emblemático Castelo", pode ler-se no comunicado deste organismo.


A par da abertura ao público vai proceder-se à instalação de uma nova área de recepção aos visitantes.


Será igualmente produzida uma nova exposição que, a partir do dia 24 de Junho, estará disponível para visita na Torre de Menagem. Nessa exposição vai poder ser percepcionado um enquadramento histórico do Condado Portucalense e a sua posterior autonomia política, que levou à formação do Reino de Portugal; A origem do Castelo, a sua evolução construtiva e os principais eventos militares que ocorreram no seu entorno e imagens e representações de D. Afonso Henriques (escultura, pintura, gravura e outras) desde o séc. XII ao séc. XXI; A apresentação de objectos com a figura do monarca.


Monumento Nacional desde 1910 e Maravilha de Portugal desde 2007, o Castelo de Guimarães remonta ao século X, tendo sido edificado para defender o Mosteiro de Santa Maria, fundado pela viúva do Conde Hermenegildo Gonçalves, a Condessa Mumadona Dias.

Este emblemático espaço é uma das dez fortificações mais visitadas na Europa.

Deixa-nos uma mensagem