ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Daniel Vieira da Silva/RUM
Daniel Vieira da Silva

Regional 30.10.2017 16H55

Synergia vai à escola para colocar florestas como prioridade

Escrito por Daniel Vieira da Silva
Associação juvenil bracarense vai levar tema das florestas a escolas do concelho. Objectivo é sensibilizar para a importância da preservação deste recurso.


A Associação juvenil Synergia quer ajudar na sensibilização dos jovens para a importância da floresta portuguesa. Ao longo de três meses, nove voluntários – ao abrigo do programa “Agora Nós” do Instituto Português do Desporto e Juventude - ficarão responsáveis pela realização de iniciativas nas escolas e que irão versar sobre temáticas diferentes para cada um dos ciclos de ensino. Estão já agendadas 30 sessões que vão abranger, sensivelmente, mil alunos. Miguel Barros, coordenador da iniciativa, explicou os objectivos específicos associados à mesma passam pela “consciencialização para a floresta e o valor destas na sociedade, para a análise e implementação de políticas de floresta adequadas, pela percepção da importância das florestas e os diferentes tipos da mesma e pela sensibilização para a prevenção de incêndios florestais”.


A Synergia, através de uma “aproximação da comunidade escolar à floresta”, pretende dar resposta a um problema que afecta o globo.


O projecto que se assume como “transversal”, dá corpo a uma estratégia de envolver as comunidades mais jovens nesta problemática. Quem o assume é Ricardo Sousa, presidente da Synergia, que, em conferência de imprensa de apresentação do projecto, lembrou que “esta é a melhor estratégia para proteger o bom ambiente”. “O associativismo tem obrigação de colaborar no desenvolvimento das cidades e tínhamos de dizer que sim a um projecto deste género e mostrar que os jovens se preocupam e têm vontade de fazer algo positivo em prol da cidade”, reforçou.


Do lado do IPDJ, Vítor Dias, delegado regional, assumiu que este momento é o consumar de uma mudança de estratégia do próprio instituto, lembrando que os flagelos que aconteceram “levaram o IPDJ a pensar que colocar jovens voluntários no combate ou vigilância dos incêndios pode ser um problema maior que a solução”. Assim, o IPDJ optou por uma estratégia que passa pela “sensibilização, informação e capacitação das pessoas para a importância da florestas e para a necessidade de preservação de um recurso que é essencial”.


O município de Braga é parceiro da iniciativa e Altino Bessa, vereador do ambiente, lembrou que estas acções vão de encontro ao que o município tem feito nos últimos anos, recordando que o município “tem colocado o tema do ambiente na agenda e discussão local”.


Um dos parceiros da iniciativa é o ABC/UMINHO que, através do seu presidente Rui Silva, defende que quer dar ainda mais corpo ao slogan "Uma escola de campeões", formando "homens dentro e fora dos pavilhões".


Até 15 de Dezembro haverá acções espalhadas por várias escolas do concelho bracarense. O objectivo é consciencializar o público escolar para as florestas e para o valor destas na sociedade.


As sessões terão a duração de 45 minutos, com uma componente teórica e expositiva e uma componente não-formal em formato prático. A temática para os alunos do 1º ciclo é "À descoberta das árvores", os alunos do 2º ciclo irão aprender sobre a temática "Apaga um incêndio", os alunos do 3º ciclo "Recorta o passado, constrói o futuro" e os alunos do secundários irão trabalhar sob o tema "Dá voz às ideias".

Deixa-nos uma mensagem