ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: Vanessa Batista (RUM)             
Vanessa Batista

Regional 26.02.2019 14H57

Rangel e MARB investem 8ME em centro de operações industrial

Escrito por Vanessa Batista
O novo centro de operações de logística industrial abre portas esta sexta-feira, dia 1 de Março. 
Declarações do CEO do grupo Rangel, Nuno Rangel, e do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. 

false / 0:00

A Rangel Logistics Solutions em parceria com o Mercado Abastecedor Regional de Braga (MARB) investiram 8 milhões de euros para a instalação do novo centro de operações de logística industrial que, a partir desta sexta-feira dia 1 de Março, começará a cumprir as suas funções. Esta infra-estrutura pretende assegurar os serviços de recepção de matéria prima e produtos dos fornecedores nacionais e internacionais da Bosch. 


Este pólo, com cerca de 6.500 metros quadrados foi construído de raíz, onde se estima uma capacidade para  manusear 200.000 paletes, armazenar cerca de 11.300 paletes, 11 milhões de caixas e 7.300 camiões de 25 toneladas por ano.


O projecto, que nasceu devido às necessidades prementes da Bosch a nível logístico, irá criar 60 postos de trabalho. Segundo o CEO da Rangel Logistics Solutions, Nuno Rangel, o objectivo passa por alcançar rapidamente uma "ocupação de 100% para no futuro a empresa continuar a investir em Braga". 


De acordo com Lutz Welling, Administrador Comercial da Bosch, este será um armazém que irá albergar mais de mil produtos, peças e matérias-primas que a Bosch tem vindo a exportar para 150 fábricas do sector automóvel na Europa, em concreto, para Alemanha, França e Reino Unido. O centro de operações de logística industrial está localizado a cerca de 5 km da fábrica da Bosch, critério "fundamental" para a Rangel.


Nuno Rangel garante que a presença do grupo na cidade dos arcebispos é para continuar. "Está prevista no Plano Estratégico". Pretende-se "reforçar as infra-estruturas e/ou criar novas nas cidades de Aveiro, Setúbal e Porto". 


Já o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, realça o facto deste ser um projecto "muito importante do ponto de vista do investimento e da criação de postos de trabalho e não tem dúvidas que nos próximos anos "mais projectos se vão concretizar" tendo em conta o "crescimento registado pela malha industrial". O edil acrescenta que este é também um projecto "exemplar" no que toca à colaboração entre as várias entidades, desde empresas privadas, à autarquia,  a InvestBraga e a Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores (SIMAB). 


"Tem havido um compromisso muito grande desde 2014 com a criação da InvestBraga em gerar condições para que os investidores permaneçam em Braga", frisou. O autarca destacou também a elevada capacidade de resposta a nível administrativo e quando necessário no "desbloqueio" de situações.  


Carlos Ribas, Administrador Técnico da Bosch, saudou o apoio da autarquia ao longo do percurso da multinacional. Recorde-se que a Bosch duplicou a capacidade instalada em Braga, no que toca a exportações e criação de emprego.


Paulo Figueiredo, presidente do Grupo SIMAB classifica o município de Braga como "amigo do investimento". No que toca às obras do novo centro de operações de logística industrial, o presidente garante que vão terminar "antes do tempo" e não gastaram mais verbas do que o previsto, tratando-se por isso  de um projecto "exemplar". 

Deixa-nos uma mensagem