ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Mosteiro de Tibães, Braga                      
Inês Marinho

Academia 03.02.2017 14H27

Quinta edição do dia da Galiza no Mosteiro de Tibães

Escrito por Inês Marinho
O Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho organiza, este sábado, a quinta edição do dia da Galiza, em Braga. O evento começa às 14h00, no Mosteiro de Tibães, e inclui palestras, jogos, concertos, oficinas e gastronomia, sob o tema geral "Arte e Artesania".

Acontece, este sábado, a quinta edição do dia da Galiza, organizado pelo Centro de Estudos Galegos (CEG) da Universidade do Minho.  O evento, que começa às 14h00 e prolonga-se até às 19h00, promove uma série de actividades, nomeadamente pintura, artesanato, momentos musicais, gastronomia e leituras, no Mosteiro de Tibães.


A sessão inaugural conta com a presença do presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho, João Cardoso Rosas, o coordenador do CEG, Pedro Dono, o vice-presidente do Município de Braga, Firmino Marques, o autarca de Salceda de Caselas (Galiza), Marcos Pérez, e a diretora do Mosteiro de Tibães, Maria Rufino.

A partir das 14h15 iniciam-se os eventos com uma palestra do Padre Fontes, sobre relações luso-galaicas.

Durante toda a tarde, e até à hora de fecho do evento, as actividades estendem-se dos mais miúdos aos mais graúdos. Os mais novos põem as “mãos na massa”, numa oficina de cerâmica com um artesão profissional e, mais tarde, participam em jogos e numa “caça ao tesouro” sobre a história da Galiza. Já os adultos podem seguir tertúlias e performances.


No dia da Galiza vão ainda ser promovidas a feira-exposição de artesãos galegos ao longo da tarde, as actuações do grupo Os Muíños de Oliveira, de Ponteareas.

A fechar o dia há uma a degustação de produtos vindos directamente do outro lado da raia, como pão de Cea, callos de Salceda de Caselas (comida típica do inverno), melindres de Ponteareas (doces que os portugueses procuravam muito), empanadas de Salvaterra do Miño, vinho das Adegas do Señorío de Rubiós e Ribeira Sacra, licores próprios, além da tradicional queimada galega.




Deixa-nos uma mensagem