ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 13.12.2022 07H00

IE aposta na formação de professores e cursos inseridos na Aliança Arqus

Escrito por Vanessa Batista
Instituto de Educação da Universidade do Minho celebrou, esta segunda-feira, 47 anos de existência. 
Declarações do vice-presidente do Instituto de Educação, Fernando Azevedo.

false / 0:00

O Instituto de Educação (IE) está empenhado no incremento da qualidade das formações, investigação e estabelecimento de parcerias internacionais. Aos 47 anos, esta escola fundacional da Universidade do Minho prepara-se para apostar em novos cursos de segundo e terceiro ciclo inseridos na aliança Arqus, mas não só.


Em declarações à RUM, o vice-presidente do IE, Fernando Azevedo, na impossibilidade da presidente marcar presença no evento, frisou a importância de apostar na formação de docentes, "núcleo duro" da unidade orgânica, visto que até 2030 está previsto que 40% dos professores entrem para a reforma em Portugal. Um caminho elogiado pelo reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, que acredita que o IE pode "reganhar a posição que já teve no contexto nacional no que toca à formação de educadores", dada a qualidade dos seus recursos humanos.


O IE tem outros desafios em mente na área da formação. Uma formação ao longo da vida que poderá usufruir de cursos não conferentes de grau. Além disso, a unidade orgânica está já a trabalhar em "Planos Locais de Leitura" com diferentes autarquias e numa formação, a nível nacional, vocacionada para bibliotecários.


No âmbito da Aliança Universitária Europeia Arqus estão previstos dois novos cursos de mestrado: Educação Especial e Educação Física e Saúde Infantil. As formações serão lecionadas em inglês. Há a possibilidade de no futuro dar continuidade a estas formações ao nível do terceiro ciclo.


Em nome da sustentabilidade, o IE está a elaborar um relatório de impacto financeiro sobre a oferta formativa de 2º e 3º ciclo com identificação, por curso, da relação entre custos/receitas para auxílio na tomada de decisões políticas relativas à oferta a abrir em cada ano. O vice-presidente declara, à RUM, que esta análise não significa que o IE irá "abandonar mestrados", mas sim informar sobre apostas estratégicas para a unidade.


A cerimónia ficou marcada pela homenagem à professora e investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança, Fátima Vieira, que faleceu recentemente.  

Deixa-nos uma mensagem